O fato político desta semana é a visita a Montes Claros, nesta terça-feira (18), do presidente Bolsonaro (PL). Desta vez, a análise a ser feita não se resumirá no número de pessoas, mas, em relação aos prefeitos, deputados, vereadores e outras lideranças que no primeiro turno preferiram não se manifestar, ficando por conta das candidaturas a deputado. Certamente, a presença do governador Zema (Novo), que passou a ser o coordenador da campanha no Estado, fará o diferencial.
Humberto Souto
Assessor próximo ao prefeito Humberto Souto ( Cidadania) divulgou nas redes sociais que durante a visita de Bolsonaro à cidade, no final da tarde desta terça, o prefeito não só estará presente, como fará pronunciamento. Vale lembrar que desde o início da pandemia, Souto preferiu despachar de sua residência, onde ficou isolado. Será a segunda aparição pública de 2020 para cá. A primeira foi por ocasião do desfile de 7 de Setembro.
Visita de Lula
Não precisa ter bola de cristal para prever que, dependendo do resultado da visita de Bolsonaro a Montes Claros, a coordenação da campanha do ex-presidente Lula (PT) agendará de imediato sua presença no Norte de Minas.
Visita do Ministro
O ministro da Agricultura, Marcos Montes, acompanhado da diretoria da Faemg e do Senar participa nesta quarta (19), às 9 horas, no auditório da Sociedade Rural, em Montes Claros, do evento “AgroNordeste: resultados e perspectivas para o semiárido”. Na programação consta a entregas de títulos da reforma agrária pelo Incra.
AMAMS
A diretoria da Amams aproveita a visita de Zema e de Bolsonaro para entregar a pauta de reivindicação do Norte de Minas. Entre os pedidos está o fortalecimento do Dnit em Montes Claros, duplicação da BR-251 e da 365 de Montes Claros a Pirapora, as Barragens de Berizal, Congonhas e Jequitaí.
Tiroteio
Temos alertado que, nesta reta final do 2º turno, cenas de terror, colocando em risco a vida dos candidatos estaria prestes a acontecer – o que necessita de um aporte maior de segurança para os que estão na disputa. Na segunda (17) mesmo, o candidato ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e sua equipe foram recebidos “a bala” na comunidade de Paraisópolis.
Tendência das urnas
Durante a eleição, as urnas obedecem uma lógica. Em um 2º turno onde foi superada a eleição proporcional, o quadro fica mais claro. A tendência é a acomodação do eleitorado. Quem conseguiu se distanciar do adversário não terá dificuldade na chegada. Entretanto, quem estava na dianteira e permitir o aproximar do adversário, a tendência é ser superado.