Comentei várias vezes que em política o candidato tem que se programar tendo a preocupação de não ultrapassar etapas. Citei que na pré-campanha as postagens deveriam ser soltas com o candidato preocupado em se apresentar, mostrando mais o seu cotidiano. Neste particular assistimos o candidato Maurício Sérgio (PL) gravando com lideranças do PL inclusive anunciando a presença do presidente Bolsonaro em Montes Claros neste período de convenção, o que não irá acontecer. Ele próprio transferiu para segunda quinzena de agosto a visita aos candidatos de Contagem e BH.
Bolsonaro em MOC
Por trás da visita, ou não, de Bolsonaro a Montes Claros temos vários personagens envolvidos. Estão em jogo seus apoiadores no município e as eleições de 2026.
Material com fotografia
Vários leitores querendo saber qual a importância da fotografia do candidato a vereador com o candidato a prefeito. Eu diria que é relativo e depende do quadro político e do município. No geral, a foto mostra o alinhamento do candidato a vereador com o grupo da situação ou da oposição. Em cidades menores devido ao pequeno número de eleitores e candidatos a população já sabe o posicionamento de todos os concorrentes. Em cidades do porte de Montes Claros, quando o candidato na proporcional não está alinhado como a majoritária, ele decide por fazer uma “campanha solteira”. A decisão é em função do perfil do seu eleitor. Como consequência este evita gravar para o programa de TV para não aparecer ao lado do candidato a prefeito. No geral é preciso ter a leitura que voto para vereador é pessoal e intransferível e a fidelização é diária.
Novela PDS
Não precisa ter bola de cristal para afirmar que tem deputados por aqui torcendo para que de fato o PSD em Montes Claros esteja alinhado com o candidato Paulo Guedes (PT). A leitura é que no caso de vitória de Guilherme Guimarães (UB) estes estariam fazendo parte da administração e assumiria o espaço que historicamente sempre foi ocupado pelo deputado estadual Gil Pereira (PSD). A outra leitura é de que isto os favorece no pleito eleitoral de 2026. Primeiro é preciso esperar os acontecimentos e segundo é que cada eleição conta a sua própria história.
Não muda o processo
Em Montes Claros devido a busca de apoio de partidos políticos foi criado uma novela em torno da escolha do candidato a vice, colocando os nomes em discussão com valor até mesmo acima do candidato a prefeito. Sem medo de errar, posso afirmar que os nomes que estão sendo colocados não irão mudar uma vírgula no processo. Serve apenas como tentativa de mostrar força no processo e obter algum tempo no horário eleitoral do rádio e da TV. Como o principal foco da eleição são as redes sociais, o peso é irrelevante.