Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Visita

30/08/2018 às 07:00.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:11

Informação levantada pela coluna dá conta de que o superintendente da Sudene, Marcelo Neves, estará em Montes Claros nos dias 12 e 13 de setembro para discutir proposta de inclusão do município no Plano de Desenvolvimento Sustentável do órgão. Vale lembrar que a visita foi solicitada pelo presidente da Amams, Marcelo Félix. 
 
Morte anunciada
A coordenação de campanha do PT em Minas chegou à conclusão de que se tornou uma missão quase impossível a reeleição de Fernando Pimentel. Como estratégia, para tentar mudar o quadro, a saída foi orientá-lo a usar a figura do ex-presidente Lula e pedir ao eleitor que vote “de cima abaixo” no 13, o que na prática beneficiaria diretamente o candidato à Presidência e a ele próprio. A decisão pode prejudicar candidatos na proporcional, que dependerão do chamado voto de legenda. Entendo ser uma tática arriscada.
 
Arrumando a casa
As incertezas no MDB em Minas Gerais têm dificultado análise da tendência do eleitorado na disputa majoritária. Enquanto as outras coligações estão em campo em busca de voto, o time do candidato ao governo Adalclever Lopes ainda está em fase de arrumar a casa e evitar debandadas. Faltando 38 dias para as eleições, o grupo até o dia de ontem havia definido um dos nomes ao Senado. São duas vagas. Se não bastasse, Adalclever, até agora, sequer definiu agenda de campanha, principalmente para o interior do Estado. Está apostando apenas em programa de televisão. A coligação é a que menos movimenta nas redes sociais, importante instrumento de campanha.
 
Debandada
Além da preocupação com a saída do Pros e com a definição de mais um candidato ao Senado, o candidato ao Governo de Minas pelo MDB, Adalclever Lopes, terá que entrar em ação parasegurar o apoio dos prefeitos emedebistas. A imprensa da capital divulgou ontem que ao menos 50 prefeitos do MDB já declararam apoio à candidatura de Antonio Anastasia (PSDB). As mudanças têm sido creditadas ao ex-presidente da agremiação Antônio Andrade e ao ex-emedebista Rodrigo Pacheco (DEM), candidato ao Senado na coligação de Anastasia.
 
Voto para presidente
É fato que o eleitor ainda não está convicto do candidato que irá votar para a Presidência da República. Entretanto, é bom não subestimar a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL), achando que será apenas “fogueira de lenha verde”. Ao contrário, o crescimento de Bolsonaro é real e tem sido impulsionado pela indignação da população com a situação do Brasil. Hoje, com base no quadro político, tudo indica que os outros candidatos terão dificuldades em derrotar Bolsonaro, tanto no primeiro quanto no segundo turno.
 
Priorizando a região
Candidatos ao Senado em Minas devem ter em mãos pesquisas que mostram a situação de cada um no interior. Exemplos são os candidatos do palanque de oposição que elegeram o Norte de Minas como a região para visitar com mais frequência na campanha. Destaque para Montes Claros, onde candidatos como Rodrigo Pacheco (DEM), Carlos Viana (PHS) e Dinis Pinheiro (Solidariedade) já estiveram nos últimos dias, por mais de cinco vezes. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por