Nas redes sociais e na imprensa do Norte de Minas, houve ampla divulgação de que o deputado federal Paulo Guedes (PT) abriu mão da candidatura à Prefeitura de Montes Claros para apoiar o nome da deputada estadual Leninha (PT). A divulgação pode ser considerada como meia verdade. Guedes abortou seu projeto depois que descobriu que, se fosse para o embate, teria 16 votos contra 20 de Leninha. Fonte da cúpula da agremiação no município encaminhou a este jornalista a relação de filiados e a definição de cada voto.
Guedes subestimou
Não é novidade afirmar que, nos bastidores, o deputado federal Paulo Guedes vinha trabalhando sua candidatura à Prefeitura de Montes Claros, inclusive feito acerto de apoio com várias lideranças. A novela começou durante a eleição dos diretórios, no ano passado. Dentro do modelo de convenção do PT, as disputas nacional, estadual e municipal são feitas no mesmo dia. O grupo vencedor responde pela indicação de maioria dos integrantes do diretório. O resultado é que o grupo de Guedes perdeu na disputa pela direção estadual, mas venceu no município. Com isso, o deputado federal indicou a maioria dos membros. Alimentando a ideia de que “num bate chapa” venceria tranquilamente a sua corrente, a deputada Leninha, ele esqueceu de vigiar seus votos. O resultado é que, agindo como boa mineira, a parlamentar estadual foi a campo e conseguiu conquistar, dentro do diretório, eleitores do seu concorrente. Dos 36 membros com direito a voto, garantiu o apoio de 20, restando apenas 16 para Paulo Guedes. Resultado: a desistência foi para evitar desgaste maior.
Posse no Dnocs
Informação que chega à coluna é a de que o engenheiro André Luiz Quintino assume, oficialmente, nesta terça-feira, a diretoria do Dnocs em Minas, cuja sede é em Montes Claros. A indicação teria sido feita pelo deputado federal Fred Costa (Patriota). A expectativa é a de que André comece a despachar já nesta quarta-feira.
Asfalto para Praia
Divulgamos que o diretor geral do DNIT, general Santos Filho, estaria nesta quarta-feira (17) na região de Almenara para inauguração de ponte e do canteiro de obra do asfaltamento (BR-367), entre Almenara e Salto da Divisa. A informação que chega à coluna é a de que como o canteiro, que está sendo montado no município de Jacinto, não ficou pronto, a inauguração foi transferida para a próxima semana. Hoje será definido o dia.
Live
Dentro de uma visão de marketing, é possível perceber a banalização das lives, principalmente pela classe política. Na sua maioria, os resultados têm sido pífios. Geralmente têm sido acompanhadas por familiares dos envolvidos, assessores e um número reduzido de simpatizantes. É preciso repensar o formato e a forma de mobilizar seguidores.