Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Usando Ciro

Publicado em 23/09/2022 às 02:00.

É fato que no mundo político o que mais impera é a falta de caráter, o toma lá dá cá e o vale tudo. Usam a máxima de que só não é permitido perder a eleição. No pleito deste ano, a principal vítima tem sido o candidato à presidência Ciro Gomes (PDT). Estão plantando na imprensa que o PDT está rachado na disputa em decorrência da estagnação da campanha. Tentam convencer o eleitor a transferir o voto para candidato que atende a interesses de setores da mídia e outros segmentos.
 
Sistema de apuração
Durante encontro por videoconferência com a cúpula do Judiciário dos países do Brics, que reúne o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, a presidente do STF, Rosa Weber, disse que havia fraudes antes da adoção do sistema da votação eletrônica. Como na ocasião a conferência era manual e muitas vezes inelegível, é fato que fraudes eram comuns. Entretanto, hoje temos que imaginar que se a urna é mais confiável, o próprio TSE tem que aceitar medidas que aumentam sua segurança, como o próprio comprovante de votação.
 
Imprensa Livre
O jornalista, como outro cidadão, tem o direito de manifestar sua preferência num processo eleitoral. Entretanto, quando no exercício da profissão, perde a credibilidade e arranha sua lisura ao se transformar em militante, seja da esquerda ou da direita. Ao impor a sua verdade em detrimento aos fatos acaba enganando quem supostamente acredita e confia no seu trabalho.
 
Bancada estadual
É até difícil imaginar que o Norte de Minas viveu período em que contava com cinco deputados federais e 10 estaduais. Hoje, tem apenas dois federais. Terá, a duras penas, que aumentar este número. Na Assembleia são seis representantes e não temos garantia se este número será mantido ou ampliado. Infelizmente o eleitor cobra, mas não está preocupado com sua representatividade. O interesse pessoal sempre se sobrepõe ao coletivo. É o chamado voto do umbigo.
 
Cem mil votos
A boa notícia na disputa dos candidatos do Norte de Minas a deputado estadual é que quatro nomes poderão aparecer com votação aproximada ou superior a 100 mil votos. A projeção é importante, tendo em vista que na eleição de 2018, houve uma queda na votação dos atuais deputados.
 
Kalil rejeitado
Não precisa ser analista político para perceber que, faltando pouco mais de uma semana para as eleições, a embarcação PT, PC do B, PV e PSD, principalmente o presidenciável Lula (PT) e o próprio candidato ao senado, Alexandre Silveira (PSD), já não acreditam mais que consigam tirar a candidatura de Kalil (PSD) do CTI. O principal sintoma é que no programa eleitoral da rádio e da TV, não aparece mais Kalil pedindo voto para Silveira. Vale o ditado: Mais ajuda quem menos atrapalha.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por