Ontem foi o último dia para que os secretários municipais, com intenção de disputar cargo eletivo em outubro, se descompatibilizassem. A legislação eleitoral determina que, para os ocupantes destes cargos, o prazo é de quatro meses antes do pleito eleitoral. Independentemente se será, ou não, adiada a eleição, o prazo continua, até porque não houve qualquer decisão com relação ao adiamento.
Guilherme candidato
O secretário de Obras de Montes Claros, Guilherme Guimarães (PSL), que por diversas vezes negou que teria a intenção de disputar as eleições municipais deste ano, foi o único a pedir exoneração ontem, justamente no prazo final para os que pretendem disputar o pleito eleitoral. Numa situação comum, ele não teria nenhum motivo para deixar a prefeitura. Em abril, Guilherme se afastou por uma semana, com a alegação de que teria que retornar de sua licença na Unimontes, mas admitiu que entraria com novo pedido para retornar ao Executivo.
Cidade Administrativa
O Grupo Coteminas entregou oficialmente, nesta semana, à Prefeitura de Montes Claros, as obras da Cidade Administrativa. O atraso na entrega foi em decorrência da necessidade de várias adequações, o que foi resolvido. O procurador do município, Otávio Rocha, informou à coluna que só falta o prefeito Humberto Souto definir a data da mudança, mas que esta irá ocorrer ainda este ano. Vale lembrar que o projeto de criação da Cidade Administrativa, em terreno que pertencia ao Grupo Coteminas, foi idealizado pelo ex-prefeito Ruy Muniz e, posteriormente, acampado pela atual administração.
Liberação dos estacionamentos
A coluna havia criticado e questionado o fato de a Prefeitura de Montes Claros ter iniciado o processo de flexibilização do comércio da cidade, mas que havia proibido a abertura dos estacionamentos, o que vinha prejudicando ainda mais os comerciantes da área central. Fui em busca de informações e recebi do Comitê de Crise que já está no plano a abertura dos estacionamentos da cidade, a partir de hoje (4). Argumentaram que o fechamento havia sido proposto como forma de dificultar o fluxo de pessoas na área central.
PT decide Guedes
Integrantes da cúpula do PT de Montes Claros estarão reunidos amanhã com o deputado federal Paulo Guedes e com a deputada estadual Leninha para “bater o martelo” em torno do candidato da agremiação à Prefeitura de Montes Claros. O nome será homologado em convenção marcada para a próxima segunda-feira (8). Mesmo não tendo bola de cristal, é fato que o nome será o de Guedes, que só não será candidato se não quiser, já que tem o controle sobre a agremiação no município.
Preconceito
Confesso que não sei o que é mais desprezível, o preconceito de todas as formas ou o “vitimismo” que o cerca.