Logotipo O Norte
Domingo,24 de Novembro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Último colocado

Publicado em 28/09/2024 às 00:00.

Antes do início do processo eleitoral em Montes Claros fiz o compromisso de faltando 15 dias para as eleições cravarem o desenho na disputa majoritária. Já no mês passado divulguei que não seria mais necessário uma vez que o processo já estava consolidado. Hoje independente das divergências e contradições de pesquisas de opinião pública, somente um fato fora da curva seria capaz de mudar o quadro. Pessoalmente entendo que hoje a curiosidade é saber qual dos candidatos, com exceção de Fábio Máquinas, vai segurar a bandeira de último colocado, o que poderá refletir no pleito de 2026.

Eleição no PL
Dando sequência a análise dos candidatos a vereador com chance de eleição por partido, chegou a vez de falar do PL, que conta com a candidatura ao executivo de Maurício da Santa Casa. Por ter candidato na majoritária poderá surgir votos legenda o que contribuirá na disputa proporcional. Entretanto, não será em volume capaz de alterar o processo. Neste momento do pleito o holofote do processo mostra de forma mais clara a possibilidade de eleição de Carol Figueiredo e Neia do Criança Feliz. Entretanto, não subestimamos a previsão de votação de nomes como Fernandão Anjo do Futuro, Aurélio Vidal, Oliveira Lega e Larissa Ramos. A previsão é que a agremiação eleja um vereador, tendo a possibilidade de emplacar um nome na sobra.

PSDB/Cidadania
A Federação composta pelo PSDB/Cidadania em Montes Claros caminha para reeleger o atual vereador Claudim da Prefeitura ( Cidadania). Na pior das hipóteses o partido ficará entre as maiores sobras, o que também garante a previsão.

Eleição no PRD
Os holofotes do processo político em Montes Claros mostra que o PRD caminha para eleger um vereador com disputa acirrada entre os vereadores Ceci Protetora e Igor Dias. Confesso que neste momento não consigo enxergar um distanciamento visível na disputa. Em relação ao restante do quadro, outro nome que aparece, mas sem ameaçar mudança no desenho é do jovem Maurício Magazine. A previsão é que consiga aumentar sua votação em relação a 2020.

União Brasil
Na corrida por uma cadeira na Câmara de Montes Claros a disputa mais acirrada está no União Brasil que a princípio conta com nove candidatos na disputa por três vagas diretas e uma na sobra. Numa análise rápida vejo que na ponta da disputa podemos colocar a vereadora Graça da Casa do Motor e Rodrigo Cadeirante. Entretanto, tal garantia não está tão visível já que na cola estão Odair Fagundes, Elair Gomes, Odair Ferreira e Julinha da Pastoral. Com um pé dentro do holofote temos Leão, Capitão Faustino e finalmente Crisóstomo da Minas Brasil. O Partido deverá ser beneficiado com o voto legenda, uma vez que conta com a candidatura na majoritária de Guilherme Guimarães.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por