Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Turbulência na direita

Publicado em 25/07/2025 às 00:00.

Um assunto que tomou conta das redes sociais nesta semana, com repercussão na mídia televisiva, se refere a queda de braço envolvendo Donald Trump, o STF e o deputado Eduardo Bolsonaro. Parte dos comentaristas entendem que os últimos acontecimentos, inclusive a taxação de 50% imposta pelo governo americano ao Brasil, tem causado turbulência na direita com algumas lideranças políticas descolando do grupo liderado pelo ex-presidente Bolsonaro. Ainda é muito cedo para cravar tal leitura. Este tipo de turbulência énormal e faz parte do processo até as vésperas das eleições de 2026. O certo é que no final das contas partidos e lideranças ligadas à direita ou à esquerda se agruparão em torno de interesses pessoais no processo eleitoral.
 
Zé Aparecido
Tenho sido cobrado por leitores para abordar mais em relação aos nomes que estão aparecendo e se apresentando como pré-candidato nas eleições de 2026. Tenho tido cautela em relação ao assunto já que “ gosto de beber na fonte”, buscando informação com os supostos envolvidos nas especulações. Este é o caso do prefeito de Janaúba, Zé Aparecido (PSD). Em conversa com o próprio Zé Aparecido este informou queo assunto está em standby já que no momento está cuidando de sua saúde. De qualquer forma, o projeto não foi engavetado e apenas a decisão foi adiada.
 
Eleição em dose dupla
A coluna já havia antecipado desde o início do ano que o prefeito de Janaúba, Zé Aparecido (PSD) estaria disposto a enfrentar as urnas no próximo ano numa dobradinha com o prefeito de Salinas, Kinca Dias (PDT). Neste caso, Zé disputaria uma vaga na Câmara Federal e Kinca estadual. Fiz questão de conversar com o prefeito de Salinas sobre o assunto e este informou que seu projeto continua em pé e que na próxima semana pretende ir a Janaúba discutir o assunto com Zé Aparecido.
 
Prioridade do Governo
A coluna saiu na frente ao anunciar a visita do presidente Lula (PT) em Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, passando em Montes Claros às 9 horas, para trocar de aeronave (helicóptero). Naquela oportunidade não divulgamos a agenda que somente foi disponibilizada após a publicação da coluna. Apuramos que o objetivo seria participar do Encontro Regional de Educação Quilombola, voltado à igualdade racial , aos direitos humanos e aos povos indígenas. Com todo respeito que merece o evento, que considero importante, entendo que Lula é presidente do Brasil e existem problemas mais urgentes para ocupar o seu tempo. Quanto ao evento em Minas Nova, poderia ter mobilizado os ministros ligados ao tema. É como se não tivesse pautas prioritárias para cumprir. Sei que poderei ser alvo de críticas, mas no meu tempo neste caso meus avôs diriam: “É porque não tem o que fazer.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por