Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Taxação do aço

Publicado em 13/02/2025 às 00:00.

Fizemos, recentemente, comentários em relação à crise financeira no Brasil que poderá afetar as prefeituras, com a queda nos repasses do FPM, Fundeb e do próprio ICMS que é um imposto estadual, mas incide no bolo geral. Se a situação vinha preocupando, agora tende a piorar se o presidente Tramp não revogar a decisão de taxar em 25% as importações do aço e do alumínio. Minas Gerais, por exemplo, será atingido em cheio por ser o líder na produção de aço no Brasil e o segundo na exportação do alumínio, ficando atrás apenas do Pará.

Consequência da taxação
A taxação do aço e do alumínio em 25% pelos Estados Unidos vem gerando intranquilidade em todo o mercado, inclusive junto às empresas que pensam em se expandir. Além da possibilidade do aumento da inflação, a tendência é que o setor mais afetado seja o da construção civil. Minas Gerais, por ser o maior produtor de aço terá que reduzir a produção, demitir funcionários e aumentar o preço  no mercado interno. Como o produto é essencial na construção civil, o resultado é previsível. Vale lembrar que a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que é proprietária da fábrica de Cimentos Montes Claros, tem como carro forte justamente a produção de aço.

Queda do Fundeb
Alertamos os prefeitos do Norte de Minas da necessidade de “colocar os pés nos freios” no que se refere aos gastos. Vale lembrar, como exemplo, que o repasse do Fundeb, em Montes Claros, em janeiro, foi de R$ 28 milhões e o de agora foi de R$ 22 milhões. De qualquer forma existe a possibilidade de recuperação. As previsões dos economistas são de que, se a economia continuar da forma que está, a tendência é de que as prefeituras consigam sobreviver este ano, devido ao calor de 2024. A preocupação maior é com 2026.

Porta-voz
A coluna sai na frente e traz a informação de que o prefeito Guilherme Guimarães já bateu o martelo em relação ao nome do vereador que será o Porta-Voz do Executivo na Câmara de Montes Claros. O escolhido foi o vereador Marcos Nem, do Podemos. Divulgamos em coluna anterior que também seria indicado o líder da bancada naquela casa, mas por enquanto o assunto não entrou em pauta.

Imersão com Prefeitos eleitos
Numa parceria entre a AMM, Cimams, Codanorte e Amams está programado para os dias 18 e 19 deste mês, encontro dos prefeitos eleitos, com participação de diversos palestrantes. No primeiro dia, destaque para palestra Gestão Pública de Excelência Liderando com Eficiência a ser proferida pelo governador Romeu Zema (Novo) e a palestra da conceituada jornalista Flávia Freitas, que abordará o tema Comunicação como Ferramentas Estratégica no Mandato.

Anel Rodoviário
Leitor querendo saber a situação da conclusão do Anel Rodoviário Norte. Estou aguardando retorno do Executivo para concluir as informações.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por