Logotipo O Norte
Domingo,24 de Novembro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Taiobeiras

Publicado em 10/08/2024 às 00:00.

Pelo andar da carruagem o município de Taiobeiras continuará sendo um dos poucos em Minas, onde o PSDB permanecerá sólido. Na eleição deste ano o atual prefeito, Denerval Germano (PSDB) vai para reeleição tendo como vice o ex-prefeito Danilo Mendes, que já esteve no ninho tucano transferindo para o União Brasil. Pela oposição o candidato será o empresário Jaime Lucas, o Peninha (PL), tendo como vice a professora Bete Mendes (PL). Se não houver um fato novo, Demerval não encontrará dificuldade para renovar o mandato.  
 
Pensando em 2026
Muitos sem entender os motivos da formação da chapa em Taiobeiras, tendo o atual prefeito Denerval Germano candidato à reeleição e o ex-prefeito Danilo Mendes (UB) como vice. Na prática, o objetivo de Danilo é ficar em evidência para voltar às urnas em 2026 como candidato a deputado estadual. Vale lembrar que em 2022 ele obteve 26 mil votos ficando na primeira suplência do seu partido. 
 
Montezuma
O leitor que se identificou como George havia solicitado uma leitura da situação política de Manga e Montezuma. O panorama de Manga já divulgamos na coluna anterior e hoje trazemos o desenho de Montezuma. Conforme apuramos a disputa no município está entre o atual prefeito Ivan Vieira (UB) e o ex-prefeito Erivaldo Martins (PSDB) , também conhecido como Grande. Se as eleições fossem hoje, o atual prefeito não teria maiores dificuldades em vencer o pleito. Se não acontecer fato novo durante a campanha ele deve renovar o mandato. 
  
Intervenção no PSD
O principal assunto na política de Montes Claros passou a ser a tentativa do deputado Paulo Guedes (PT) de usar o senador Rodrigo Pacheco (PSD) e o ministro Alexandre Silveira (PSD) para tentar reverter decisão do diretório do PSD que definiu pelo apoio a candidatura majoritária de Guilherme Guimarães (UB). Mesmo entendendo que em política tudo é possível, quero acreditar que o diretório estadual da agremiação vai honrar o acordo feito, onde ficou definido que o União Brasil apoiaria a reeleição de Fuad Noman(PSD) em Belo Horizonte em troca do apoio do partido à candidatura de Guilherme em Montes Claros. Resumindo: Se romper o acordo por aqui é fato de que também cai o acordo na capital.   
 
Sem chance
Durante as especulações em torno de uma quebra de acordo entre os diretórios estaduais do PSD e o União Brasil em Minas, o PT de Montes Claros chegou a especular os nomes dos empresários Vinicius Versiani (PSD) e de Adauto Marques (PSD), como companheiro de chapa do candidato Paulo Guedes (PT). Fiz questão de conversar com os dois e estes deixaram claro que não existe tal possibilidade por uma série de razões, a começar pelo alinhamento político e lealdade ao deputado Gil Pereira (PSD) e ao grupo do prefeito Humberto Souto.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por