Quem conhece o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, sabe que ele não costuma ceder a nenhum tipo de pressão quando da necessidade de tomar uma decisão importante. Agora, por exemplo, na escolha do nome que será o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Guilherme Guimarães (UB), os integrantes de sua base, que entende ter chance de ser o escolhido, se descompatibilizaram do cargo de chefia no Executivo, a exemplo do Procurador, Otávio Rocha, dos Secretários de Serviços Urbanos, Vinícius Versiani e da Agricultura, Osmani Barbosa e por fim, o secretário de Governo, José Gonzaga Pereira. Vale salientar que antes de se desencompatilizarem todos comunicaram a decisão a Souto, mas não receberam nenhuma garantia de que seria o escolhido.
Novo quer a vaga
Em Montes Claros, a engenharia política do União Brasil, partido que abriga a candidatura de Guilherme Guimarães (UB) já tem como certa a presença do partido Novo na base governista. Entretanto, a agremiação continua reivindicando o direito de indicar o vice. A mesma exigência é alimentada pelo presidente do Solidariedade em Minas, deputado federal Zé Silva. Um fato interessante em toda história é que tanto o Novo como o Solidariedade apresentam o nome do subsecretário de Agricultura de Minas, Ricardo Demicheli (Novo).
Demicheli deixa o Governo
Como forma de facilitar a negociação entre o Solidariedade de Zé Silva e o Novo, que é o seu partido e do governador Zema, o subsecretário de Agricultura, Ricardo Demicheli pediu a sua exoneração do cargo na quarta-feira (5). A pretensão é ser o escolhido para ser o candidato a vice-prefeito em Montes Claros, na chapa encabeçada por Guilherme Guimarães (UB).
Gonzaga Pereira
O ex-vereador José Gonzaga, que ocupa o cargo de Secretário de Governo na prefeitura de Montes Claros, informou a coluna que pediu exoneração do cargo para oferecer ao prefeito Humberto Souto mais uma opção na escolha do candidato a vice na chapa governista. Ele lembrou que há 35 anos faz parte da vida política de Souto e que sempre contou com a sua confiança.
Mirabela
Em Mirabela só falta o grupo da situação, liderado pelo prefeito Luciano Rabelo, decidir o nome do vice para colocar o bloco na rua. O candidato será o jovem engenheiro Fernando Rabelo, que até o mês passado ocupava o cargo de Secretário de Obras. A oposição apresenta como candidato, o professor de educação física, Lucas Soares (UB), que também não definiu o vice.
Dois grupos
No Brasil a discussão não se encerra no fato de termos dois grupos em destaque, sendo um de direita e outro de esquerda, porque não acredito na história de político de centro. Entretanto, vejo dois outros grupos, que é o que trabalha e o que vive da esmola do Governo.