Mais uma vez a coluna saiu na frente ao antecipar a informação de que, em tempo hábil, Montes Claros conseguiria biometrizar 200 mil eleitores, garantindo a realização de segundo turno no município. Informação passada pela Justiça Eleitoral ontem (3) é de que dos 276.856 eleitores, 200.566 já regularizaram a situação. Este número corresponde a 72,4 % do total. Apesar do pouco tempo para o encerramento da biometrização (21/2) a expectativa é a de que passe dos 80%.
Prefeito PMDB
Neste final de semana, integrantes do MDB de Montes Claros se reuniram e admitiram a possibilidade de lançamento de candidatura própria à prefeitura do município. O nome para a disputa já foi discutido e aprovado, faltando apenas a confirmação. Com o aval da direção da agremiação, o nome tem sido articulado por um dos candidatos na disputa proporcional.
Francisco Sá
Lideranças de oposição ao prefeito Mario Osvaldo Casassanta estiveram reunidas neste fim de semana para discutir o lançamento de candidatura única. Informação que chegou à coluna, por um dos participantes do encontro, dá conta de que os ex-prefeitos Ronaldo Ramon de Brito, Zé Mário Pena, Tiburtino Silveira, Denilsão e Antônio Dias, além de 106 pré-candidatos a vereador, manifestaram apoio ao lançamento da candidatura do administrador Mauro David, já há alguns anos lotado no gabinete do deputado estadual Gil Pereira (Progressista).
Capitão Enéas
Se as eleições fossem hoje e todos os pretendentes confirmassem candidaturas em Capitão Enéas, a disputa seria entre seis postulantes à prefeitura. Até agora, já se apresentaram para a disputa o atual prefeito Petrônio Mineiro, o ex-prefeito Reinaldo Landulfo, ex-prefeito César Emílio, o vereador Jarbas Carvalho, o ex-vereador Binga e o Sargento Brito. Com o afunilamento do processo, existe a expectativa de entendimento entre os concorrentes.
Cadê o vice
E falando em Capitão Enéas, tem chamado atenção o sumiço do empresário rural Junior Braga, que desde a sua eleição como vice na chapa de Petrônio Mineiro abandonou de vez o mundo político. É a segunda vez que exerce a função de vice. Junior tem evitado, inclusive, discutir o assunto sucessão.
Partidos legalizados
No apagar das luzes, já que falta pouco tempo para a abertura da janela e para as convenções, partidos em Montes Claros estão correndo para tentar legalizar a agremiação, tanto junto ao TRE-MG quanto à Receita Federal. Dos 21 partidos que supostamente estão credenciados para a disputa eleitoral, até a semana passada apenas 13 já havia solucionado as pendências. De qualquer forma, o número chega a ser animador, já que num primeiro momento a previsão é a de que teremos entre 8 e 10 agremiações na disputa.