Quem acompanha diariamente a coluna Preto no Branco não recebeu como surpresa a indicação de Eduardo Luiz da Silva como secretário de Saúde de Montes Claros. Este jornalista que vinha acompanhando a movimentação no Executivo divulgou com mais de uma semana de antecedência de que ele teria sido o convidado para ocupar a pasta. É fato que quando da publicação muitos entenderam como especulação. Aliás, chegamos a antecipar que o primeiro a ser convidado foi o médico Helder Leone, diretor da Fundação Dilson Godinho, que não aceitou o convite. Um fato interessante na indicação é de que Eduardo que foi secretário das administrações e Denerval Germano e de Danilo Mendes e presidente do Cosems de 2017 a 2023 é bem avaliado por todos profissionais da área de saúde do Estado.
Berizal
O município de Berizal pela primeira vez em sua história será governado por uma mulher. A prefeita eleita Talyane Alves Pereira ( Solidariedade) de 37 anos é farmacêutica. Talyane acabou com a hegemonia política naquele município já que a 29 anos não havia renovação. Ela derrotou justamente o vice-prefeito Kinkas (MDB) que foi apoiado pelo prefeito João Carlos Lucas.
Montes Claros
Chama a atenção o fato de Montes Claros, assim como Belo Horizonte, nunca ter tido a oportunidade de ser governada por uma mulher. Isto se deve a vários fatores, principalmente a falta de um nome com visibilidade e capacidade de enfrentar o pleito de igual para igual. Aliás, também chama a atenção o fato de nos últimos pleitos ter aumentado o número de representantes do sexo feminino na Câmara de Montes Claros, que hoje conta com cinco mulheres, mas nunca uma delas teve a oportunidade de presidir aquela casa.
Exposição
Tudo que é demais sobra. Talvez por questões de educação, o prefeito de Montes Claros Guilherme Guimarães tem se permitido exposição em excesso provocado principalmente por pessoas com pretensões certamente nada republicanas. Tem sido postado nas redes sociais até mesmo momentos íntimos com familiares e pessoas do seu círculo de amizade. Creio que a exposição deve se ater no campo profissional, ou seja, nas atividades relacionadas com o exercício da chefia do executivo. O excesso de exposição abre um precedente muito perigoso.
Professor Charles
Recebi questionamento de leitores buscando informação sobre o professor Charles Gutemberg Alencar para indicado para Secretaria de Educação do município de Montes Claros. Charles é formado em educação física e bastante conhecido entre os profissionais da educação. Ele acaba de cumprir o seu segundo mandato como diretor da Escola Estadual Felício Pereira de Araújo, onde é bastante querido tanto pelo corpo docente, discente como pelos próprios alunos.