A Audiência Pública realizada na manhã de ontem (3) pela Câmara de Montes Claros para discutir a saúde do município, com ênfase na falta de atendimento pediátrico, serviu apenas para mostrar as deficiências no setor e que têm sido maquiadas pelos discursos e explicações de quem responde pelas gestões na cidade, seja a secretaria de saúde, seja dirigentes de hospitais. Por diversas vezes comentei neste espaço que uma das formas de resolver o problema é disciplinar e fiscalizar os recursos públicos destinados às prefeituras e hospitais, seja diretamente através do governo, seja através de emendas parlamentares. Infelizmente, a aplicação do dinheiro não chega ao paciente SUS e os critérios de escolha são meramente políticos. Vale lembrar que a audiência foi solicitada pela vereadora Iara Pimentel (PT).
Dedo na ferida
Colaborando com o pensamento deste jornalista, a diretora do Hospital Alpheu de Quadros, Socorro Carvalho, ao participar de audiência pública na Câmara de Montes Claros, colocou o dedo na ferida ao criticar hospitais, afirmando que recebem recursos públicos para se estruturarem e terem condições de atender a demanda, mas isto não acontece. No meu entender, uma das formas de resolver o problema é “carimbar” os recursos principalmente referentes às emendas parlamentares. É preciso acabar com a política de que quase a totalidade dos recursos destinados às prefeituras e hospitais tenham como prioridade a estrutura física.
Avenida Sidney Chaves
Na coluna de ontem criticamos duramente a situação da avenida Sidney Chaves, em Montes Claros, onde o passeio está totalmente destruído, com parte ainda em “chão batido”, além do matagal ao longo do canal e a falta de poda das árvores que invadem o passeio, impedindo a prática de atividade física. A este respeito, o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Guilherme Guimarães, informou que o prefeito Humberto Souto já autorizou a recuperação do passeio, iniciando na avenida Deputado Esteves Rodrigues, próximo ao Mercado Municipal, indo até o final da Sidney Chaves. A previsão é a de que comece até a primeira quinzena de março.
Prestação de conta
Durante fala em audiência sobre a saúde, realizada na manhã de ontem (3) pela Câmara de Montes Claros, a deputada estadual Leninha (PT) comentou que vai apresentar na Assembleia Legislativa pedido de audiência pública para discutir a saúde no interior do Estado. Aliás, ainda na sua fala, a parlamentar pediu à secretária de Saúde, Dulce Pimenta, a apresentação de conta dos recursos que estão chegando para a saúde, bem como explicação para a não contratação de agentes para o combate ao Aedes aegypti e a realização do LirAa (Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti).