Continuaremos analisando os resultados do pleito eleitoral do dia 6 de outubro. É fato de que também estaremos mirando os holofotes nas eleições de 2026 e na movimentação partidária. Agora mesmo, sem exemplo prático e exemplo de vida, estamos assistindo pessoas nos quatro cantos do país, tentando “endeusar” o empresário Fábio Marçal, que apareceu como defensor da ética e da moral. Apresenta como o salvador da pátria da direita no país, quando no raio X de sua vida não conseguimos enxergar tal fotografia. Independente do certo ou do errado, o desenho do seu histórico não pode ser comparado a figura do presidente Lula (PT) na defesa da esquerda e nem do ex-presidente Bolsonaro (PL) na defesa da direita.
Rodrigo Candidato
O vereador Rodrigo Cadeirante (UB) que foi o mais votado em Montes Claros nas eleições de 6 de outubro com 6.305 já definiu que volta às urnas em outubro de 2026. A dúvida é se disputará uma vaga na Câmara Federal, ou Assembleia Legislativa. Ele informou que pretende discutir o assunto dentro do partido e ao mesmo tempo encomendar pesquisas para saber o que pensa o seu eleitorado. Cadeirante foi candidato a deputado federal em 2022 pelo Rede obtendo 25.709.
Eleição no Cisrun
Antes mesmo dos prefeitos eleitos e reeleitos no dia 6 de outubro assumirem as discussões em torno da direção de entidades no Norte de Minas já começam a ser articuladas. A informação levantada pela coluna é de que o nome a ser apresentado pelo grupo do deputado federal Paulo Guedes (PT) será o prefeito reeleito de Icaraí de Minas, Gonçalo (PT). Pelo andar da carruagem tudo caminha para uma eleição tranquila.
Polícia Militar
Havia uma expectativa de que no pleito eleitoral deste ano a Polícia Militar em Montes Claros conseguiria eleger um dos integrantes da instituição, seja do quadro de reserva ou efetivo, para a Câmara de vereadores. Dos nove nomes que se apresentaram o mais votado foi o sargento Josias (MDB) com 1004 votos, sendo que os outros ficaram abaixo, inclusive o ex-vereador Lêga Policial (968 votos). Para se ter ideia, se somarmos o número de policiais lotados na região e familiares que moram em Montes Claros seria suficiente para eleger um deputado. Essa história de que a união faz a força pelo jeito não se aplica na instituição, que continua sem representante no legislativo local.
Visitando os bairros
Desde a semana passada o prefeito eleito de Montes Claros Guilherme Guimarães (UB) vem percorrendo os bairros da cidade, segundo ele o objetivo é agradecer o apoio recebido nas urnas. Comentou que essa mesma visita será feita aos distritos e comunidades rurais.
Novo Partido
O ex-prefeito Ruy Muniz está em processo de criação de um novo partido. Detalhe na próxima coluna.