Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Rodovia da Morte

Publicado em 26/05/2026 às 00:00.

Sou totalmente contrário a movimentos radicais que impeça o ir e vir das pessoas, a exemplo de fechar rodovias ou coisa parecida. Entretanto, é de indignar com o tratamento que o Governo Federal, e seus aliados, estão dando a BR-251, onde as pessoas não estão mais se comovendo com as dezenas de mortes que acontecem todo mês naquela rodovia. As 18 vítimas, com oito mortes, ocorridos neste final de semana naquela BR, em que envolveu uma carreta e um ônibus, servirá apenas para alimentar as estatísticas, sem sensibilizar nossas autoridades. Entre os culpados estão todos nós, inclusive, e principalmente, os deputados da direita e da esquerda, que apenas manifestam sobre o assunto através de discursos carregados de interesses eleitoreiros.
 
Culpados pelas mortes
Falando dos constantes acidentes fatais na BR-251 até agora não conseguir entender, e nem aceitar, as explicações da ANTT que no concessão das rodovias BR-251 e BR-116, vencida pela EcoRodovias, destinou para a rodovia que mais acontece acidentes fatais apenas 42, 3 quilômetro de duplicação, enquanto que no trecho da BR-116, que corta Minas Gerais, a duplicação vai até Governador Valadares, onde o número de acidentes não chega nem um terço do que ocorre por aqui. O mais triste é que estamos aceitando com passividade, mesmo sabendo que não irá resolver o problema dos acidentes na rodovia. Se fosse em qualquer outro região do Estado, ou até mesmo em outros Estados, nem a população e nem a classe política aceitaria tal descaso. Pense nisso no hora de votar.
 
Moradores de rua
Eu não sei qual o trabalho realizado, ou os verdadeiros motivos, que levou a diminuição do número de moradores em situação de rua em Montes Claros. Entretanto, com o início deste período de baixa temperatura já estamos assistindo várias destas pessoas retornando para as calçadas, principalmente da região central. É preciso que a intervenção seja feita para não agravar o problema. É claro que a dignidade destas pessoas deve ser o foco das ações a serem implementadas. O correto é estender as mãos.
 
Cotada como vice em Moc
Montes Claros recebe hoje a visita da deputada federal paulista, Simone Marquetto (PP), considerada uma das revelações do Congresso Nacional, sendo hoje uma das influenciadoras do movimento católico no país. A convite da médica Lais Santiago e da vereadora Carol Figueiredo ela vem a cidade para proferir palestra com o tema “Movimento Suprapartidário em Defesa da Mulher”. Marquetto esta cotada para candidata a vice na chapa de Flávio Bolsonaro. O evento está marcado para às 19 horas no auditório da Amams. 

Verdade sobre as leis
Frase atribuída a Grego Sólon ( século VI. a.C), pelo menos no Brasil continua mais atual do que nunca: “As leis são como as teias de aranha, que apanham os pequenos insetos e são rasgadas pelos grandes”.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por