Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Reunião AMM

19/07/2017 às 01:38.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:38

A nova presidente da Associação Mineira de Municípios, Julvan Lacerda, prefeito de Moema, marcou para o dia 21 de novembro a sua primeira reunião no norte de Minas. O município escolhido foi Catuti, cujo prefeito, Zinga, faz parte da diretoria da entidade. A pauta do encontro ainda não foi elaborada, mas é fato de que os dois principais assuntos do encontro serão a divida do Governo do Estado com as prefeituras, em especial na área de saúde, e o pagamento do transporte escolar.
 
Copasa e barragem
A decisão da Copasa de optar pela captação de água do Rio Pacuí para auxiliar no abastecimento da população de Montes Claros, pelo visto só deve ser unanimidade dentro da empresa. Algum tempo atrás, questionamos a necessidade de uma discussão mais ampla sobre onde seria melhor investir na captação. Num primeiro momento a maioria dos entendidos no assunto e os próprios deputados da região, apontaram como melhor saída investir na conclusão do Projeto Jequitaí, uma bandeira levantada deste o início pelo deputado Gil Pereira. Uma outra proposta seria a Barragem de Congonhas que também tem o aval dos parlamentares da região. O certo é que se a captação do Pacuí não surtir o resultado esperado, a Copasa terá que explicar.
 
Diretório do PDT
Informação colhida pela coluna junto ao PDT dá conta de que por recomendação da direção estadual a agremiação em Montes Claros deverá deixar de ser Comissão Provisória, para se transformar em diretório. A decisão local sobre o assunto acontece na próxima semana. De qualquer forma, mesmo que haja convenção, o deputado estadual Carlos Pimenta é quem montará a chapa que comandará o partido. De qualquer forma, se a opção for por diretório, existe sim a possibilidade de disputa, conforme informou um dos integrantes do PDT local.
 
Explosão de caixas
Virou brincadeira, virou rotina, o abuso dos assaltantes de banco, que de uma hora para outra resolveram escolher o interior de Minas Gerais para praticar o crime do arrombamento de cofres, principalmente dos correios e dos bancos oficiais, a exemplo da Caixa e do Banco do Brasil. A este respeito fomos buscar uma resposta por parte dos órgãos de segurança e a opinião é que somente um trabalho conjunto é capaz de barrar a ousadia dos criminosos. Um integrante da Polícia Militar comentou que a resposta não deve ser atribuída unicamente a PM, mas também a outras instituições como Polícia Civil e Polícia Federal. Aliás, a alta movimentação do tráfico de drogas por estas bandas também deve ser outra preocupação.
 
Polícia Federal
Diante do fato de a maioria das explosões de caixas no norte de Minas ser de bancos oficiais fomos buscar uma resposta junto a Polícia Federal em Montes Claros, onde fomos informado pelo delegado-chefe, Almir Clementino, que gentilmente atendeu nosso telefonema e se limitou a dizer que todos estes casos chegam à instituição e que a Polícia Federal vem investigando.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por