Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Reunião 5 pessoas

Publicado em 18/07/2020 às 02:42.Atualizado em 27/10/2021 às 04:03.

Que a Prefeitura de Montes Claros, com a aquiescência do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 do município, tem acertado na maioria das medidas sanitárias, não temos a menor dúvida. Entretanto, no novo decreto, publicado dia 16, considerada a VI fase, ninguém conseguiu entender o artigo que proíbe reuniões particulares que tenham a participação de cinco pessoas. Além de absurda, não traz mais explicações. No meu caso particular, estou proibido de fazer reunião com minha própria família. Basta dizer que só de netos contabilizo 14 pessoas. Isto sem falar em filhos, noras e genros. Como pelo decreto estou proibido de me reunir com minha própria família, não sei como farei, caso chegue uma visita em casa. É preciso rever tal absurdo.

Ideia de jerico
A demonstração clara de que a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Saúde e do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, vem jogando para a plateia, sendo conduzida pelos holofotes da mídia, principalmente a televisiva, é o decreto que proíbe reunião com participação de mais de 5 pessoas. Se a decisão for levada ao pé da letra, empresas e órgãos públicos terão que fechar suas portas. Na própria prefeitura, a exemplo do setor de saúde, contam com mais de cinco pessoas que constantemente necessitam se reunir para tomada de decisão. Isto é o que de fato podemos chamar de “ideia de jerico”.
 
Servidores indignados
Em Montes Claros, tem indignado servidores públicos a decisão do prefeito Humberto Souto de conceder reajuste de 50% para os agentes de combate a endemias, o que achamos mais do que justo, e ter virado as costas para os servidores da área de saúde, que neste período da Covid-19 é quem vem enfrentando a pandemia de frente, inclusive colocando em risco a própria vida. Aliás, informação conseguida junto ao Executivo dá conta de que a prefeitura até agora não conseguiu gastar 60% dos recursos que recebeu para o enfrentamento do novo coronavírus e, mesmo assim, a todo instante tem deputado anunciando a liberação de mais dinheiro.
 
Teste a saúde
Além de não valorizar os servidores da saúde, com reajuste semelhante ao concedido aos agentes de combate a endemias, a Prefeitura de Montes Claros sequer tem se preocupado com os trabalhadores da linha de frente da saúde, que a todo instante estão expostos à Covid-19. Há quase dois meses comentamos, e foi referendado pelo vereador Idelfonso da Saúde, que o Executivo teria que realizar pelo menos de 15 em 15 dias a testagem para o coronavírus nestes servidores. O resultado é que, como não é feito, não somente estes trabalhadores, mas também a população, fica exposta à pandemia. Faz decreto com uma série de exigências para a população, mas não faz o dever de casa. Para exigir, tem que dar exemplo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por