Em campanha política nem sempre é importante a largada, cuja única preocupação deve ser com a organização. Numa disputa eleitoral, costumo dizer que o mais importante é a chegada. Com isso, é preciso lembrar aos senhores candidatos que o sprint final deve começar em 5 de novembro e terminar no dia 14, prazo final de campanha. Principalmente quem está na disputa proporcional terá que se preocupar com a fixação do número de campanha e com a motivação do eleitor para ir votar. Neste período, já passou a fase de apresentação de proposta.
Zema e a Câmara
O governador de Minas, Romeu Zema, acabou sendo infeliz em gravação de apoio à candidatura a vereador do jovem Teddy Marques (DEM). O chefe do Executivo mineiro não se contentou apenas em manifestar apoio ao candidato, mas declarou que “a Câmara de Montes Claros precisa de renovação, de candidatos eficientes e éticos. Montes Claros precisa de uma Câmara mais eficiente”. Será que é mesmo este conceito que o chefe do Executivo mineiro tem da nossa Câmara de Vereadores?
Pirapora
Em Pirapora, seis candidatos estão concorrendo à prefeitura. A divisão da oposição acabou favorecendo a candidatura da prefeita Marcela de Warmillon (PSB). A campanha está polarizada entre Marcela e o vereador Aléx César (PTB). Pesquisas de consumo interno mostram que se as eleições fossem hoje, a vantagem seria da candidata.
São João do Pacuí
Em São João do Pacuí estão na disputa majoritária os candidatos Ronaldo Galo (PSL), Caio Cunha (MDB), Dina Garricha (Podemos) e Flávio Santos (PSOL). A disputa direta está entre os candidatos Dina e Caio. De acordo com pesquisas de consumo interno, que têm sido realizadas no município, se as eleições fossem hoje a vantagem estaria com o candidato Caio Cunha.
Tempo sobrando
Quem assiste programa eleitoral na TV em Montes Claros tem a impressão de que o PT está com tempo de sobra. Programas foram destinados a anunciar o aniversário do ex-presidente Lula, como se este estivesse fazendo parte do processo. Não consegui entender a proposta, já que pesquisas mostram que nem Lula, Bolsonaro ou Zema terão influência no processo.
Jaíba
Em coluna anterior, divulgamos que a disputa no município de Jaíba estaria entre o candidato Silvano Araújo (Avante) e Gimi Murça (Republicanos), vindo o prefeito Reginaldo (MDB) em terceiro lugar. Entretanto, tive acesso a informação de instituto de pesquisa conceituado da região, que mostra que a disputa está mesmo entre o candidato Gimi (Republicanos) e o prefeito Reginaldo. No momento, há um equilíbrio na disputa, com leve vantagem para Gimi, mas com Reginaldo em crescimento. Como a pesquisa não foi registrada, a Lei Eleitoral nos proíbe divulgação de dados.