Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Proposta de vereador

Publicado em 20/08/2024 às 00:00.

A maioria dos candidatos ainda não conseguiu enxergar que o eleitor mudou o seu conceito e avaliação na escolha do candidato seja na majoritária, seja na proporcional. Hoje ninguém vota em promessas, que na verdade são maquiadas como projetos de governo. No caso específico de vereador é preciso levar em consideração outro fator. O eleitor vai votar em você pelo relacionamento de amizade, pelo trabalho realizado, pela ligação com pessoa próxima, ou por ter recebido algum benefício pessoal. 
 
Diga para Campanha
Estou assistindo e recebendo pedido de candidatos, principalmente vereadores em relação a orientação de gravação para TV e modelo de santinho ( material de campanha). A primeira preocupação é com a camisa que irá usar nos dois casos. Jamais utilize roupa clara ou estampada. O que tem que aparecer no material é o seu rosto. Outra preocupação é com o número que tem que ser o principal destaque. O fundo do material tem que ser apenas para compor o cenário e jamais apagar a sua imagem e a do seu número. 
 
Dica para TV
Já têm vários candidatos a vereador gravando propaganda para o horário eleitoral gratuíto sem a preocupação com o tempo, vestimenta ou conteúdo da fala. Já comentamos sobre roupa e número. É hora de falar sobre o tempo da fala. Primeiro tem que saber quantos segundos foram disponibilizados e com isso dividir a fala. Frase de efeito toma tempo e não é garantia de voto. Foque no seu nome e principalmente no seu número. 
 
Razão da mudança
Na manhã de quinta-feira (15), prazo final para definição das chapas na disputa eleitoral deste ano, a jornalista Felicidade Tupinambá (PV) havia sido a escolhida para a vaga de vice na chapa encabeçada por Paulo Guedes (PT). Já no período da tarde houve mudança e o nome anunciado foi do ex-vereador Sued Botelho (PT). Muitos ficaram sem entender a mudança, mas a explicação colhida junto a cúpula da federação (PT,PV, PC do B) é convincente. É que se Felicidade deixasse a disputa pela vereança o grupo perderia na prática três candidatos, com a obrigatoriedade de eliminar dois homens, para cumprir a lei eleitoral que determina que 30% da chapa seja de sexo oposto. 
 
São João do Pacuí
Eu que tenho acompanhado o trabalho desenvolvido pelo jovem prefeito de São João do Pacuí, Caio Cunha (MDB), não tinha qualquer dúvida de sua reeleição pelo trabalho empreendido naquele município. A única surpresa foi o fato de não ter surgido concorrente sendo ele candidato único. De qualquer forma, entendo que o lançamento de outro nome seria apenas para ocupar território. Caio tem como principal escola o seu pai, o engenheiro Orlando Cunha, proprietário da Conor Engenharia, que carrega uma vasta folha de trabalho prestado a região em especial Montes Claros.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por