Logotipo O Norte
Sexta-Feira,29 de Novembro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Progressistas divididos

19/04/2022 às 00:39.
Atualizado em 19/04/2022 às 08:40

Enquanto não chegam as convenções, marcadas para julho, o vai e vem dos partidos políticos em relação ao apoio na majoritária passou a ser uma constante. Agora mesmo, o PP, que estava fechado com a candidatura à reeleição de Zema (Novo), está dividido. Vários dos seus integrantes defendem o apoio à candidatura do senador Carlos Viana (PL) ao governo de Minas. A alegação é o fato de Viana ser o candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL).

 
Professores sem salário
Apesar de já ter sido aprovado pela Câmara Municipal, até a tarde de sexta-feira, a Prefeitura de Montes Claros ainda não havia repassado os recursos às escolas conveniadas. Fica até difícil imaginar que professores e demais servidores destes educandários estão há cinco meses sem receber salário e sem condições de saldar os compromissos.
 
Falta caráter
Sem entrar no viés político, sou de opinião que o recheio que deveria nortear “o mundo político” seria o caráter. A este respeito, fui surpreendido com os vídeos nas redes sociais da participação do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) em reunião das centrais sindicais com o ex-presidente Lula. Ele, que em 2018 fez pesadas críticas contra o PT e a idoneidade moral de Lula, discursou o chamando de maior líder popular do Brasil. O constrangimento entre as pessoas que historicamente acompanham Alckmin foi geral. Pelas palavras ditas no passado, é que cada dia nos envergonhamos da falta de caráter no cenário político.
 
Deputado do Avante
Havíamos divulgado neste espaço que o ex-prefeito de Pedras de Maria da Cruz Tião Medeiros enfrentaria as urnas em outubro deste ano como candidato a deputado federal. Ontem, ele confirmou à coluna que será candidato pelo Avante. Com relação à mobilização de campanha, informou que vem percorrendo a região e firmando apoios, mas só se manifestará sobre o trabalho no momento certo. Ou seja, quando for iniciada a campanha.
 
Pesquisa TIM
A empresa TIM realizou pesquisa com 13 mil clientes em Minas em que o resultado apontou que 14% dos entrevistados afirmam que fazem questão de acompanhar nas redes sociais os políticos contrários à sua opinião. Já 53% disseram seguir algum político. Ainda de acordo com a pesquisa, 50% afirmam acompanhar os debates durante o período de campanha. Por fim, 28% afirmaram que não acompanham o processo.
 
Pesquisas e os movimentos
Toda pesquisa, quando feita com responsabilidade e utilizando os métodos corretos, consegue se aproximar da realidade de momento. Entretanto, é preciso que o eleitor passe não somente a analisar as pesquisas mas, principalmente, os movimentos espontâneos que acontecem em torno dos candidatos na majoritária, seja em eventos, seja nas redes sociais.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por