Aproveitando que no final do ano a população fica desatenta, envolvida com as questões natalinas e da virada do ano, a prefeitura de Montes Claros resolveu presentear a todos com o chamado “presente de grego”. É que deve ser votado na próxima semana, pela Câmara de vereadores, projeto em que majora o valor do protocolo para ligação de luz e água. Atualmente, a taxa cobrada é de R$ 27 e a proposta é elevar para R$ 50.
Josué Gomes
Não foi nenhuma surpresa para o mundo político o convite do presidente eleito Lula (PT) ao empresário Josué Gomes, filho do ex-vice-presidente José Alencar, para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Josué que é filiado ao MDB, mas é petista de carteirinha, atualmente ocupa a presidência da Fiesp. A ligação com Minas se deve ao fato de ser natural do Estado. A sua ligação com Montes Claros é com o grupo Coteminas, que dá sinal de que não anda bem das pernas – e resolveu fazer rodízio de férias coletivas sob o argumento de falta de material no mercado. Para quem vai tomar conta do setor no país, é preocupante.
Algo estranho no ar
O que poderá acontecer no país de hoje até a virada do ano, na esfera política, nem mesmo os envolvidos são capazes de prever. Na panela do processo, alguns ingredientes têm chamado atenção. Podemos citar as movimentações dentro das forças armadas, o silêncio do presidente Bolsonaro (PL) e as ações do STF e TSE envolvendo, principalmente, aliados do Governo Federal. A esteira da história, no futuro, mostrará as cenas que estão ocorrendo – algumas nada republicanas.
Motivos da antecipação
Algo de estranho vem acontecendo no mundo político do país, e o resultado pode ser imprevisível. Decisões que vêm sendo adotadas pelo TSE deixam claro tal preocupação. Pela primeira vez na história, a Justiça Eleitoral resolve antecipar a diplomação apenas do candidato eleito a presidente e a vice-presidente, respectivamente Lula e Alckmin. O que seria no dia 19, foi antecipado para dia 12. Tal antecipação poderia até passar despercebida se no mesmo pacote fossem diplomados, por este Brasil afora, os eleitos senadores e deputados.
Saraiva no Governo
Comentamos, durante a semana, que político ligado ao Norte de Minas estava cotado para assumir cargo no Governo Federal na área de saúde. Na ocasião, não estávamos autorizados a citar o nome. Com o andar da carruagem, já é possível divulgar. Trata-se do ex-secretário municipal de saúde de Montes Claros, ex-deputado federal e ex-ministro da Saúde no Governo de Lula, Saraiva Felipe. Vale ressaltar que não existe a previsão de que retornará à direção do ministério, mas, sim, em cargo estratégico dentro da pasta.