Segunda-feira (15) foi o prazo final para o registro das candidaturas, tanto na majoritária como na proporcional. A partir desta terça, os candidatos definidos pelos partidos ou federações já podem iniciar a campanha, em especial o corpo-a-corpo. Quanto à propaganda no rádio e na TV, só a partir da sexta-feira da próxima semana.
Tempo TV/rádio
O TSE divulgou o tempo de cada candidato à presidência na propaganda eleitoral. A definição é baseada na representação de cada partido na Câmara Federal. Lula terá 3 minutos e 16 segundos. Logo depois vem Jair Bolsonaro, com 2 minutos e 40 segundos. A senadora Simone Tebet é a terceira, com 2 minutos e 16 segundos. Soraya Thronicke, do União Brasil, vem em seguida com 2 minutos e 7 segundos, mais que o dobro de Ciro Gomes (PDT) que terá apenas 50 segundos.
Candidatos ao governo
Segundo o TSE, dez nomes foram apresentados em Minas para a corrida ao governo: Romeu Zema (Novo), que tenta reeleição; Cabo Tristão (PMB), senador Carlos Viana (PL), Indira Xavier (UP), Alexandre Kalil (PSD), Lorene Figueiredo (Psol), Lourdes Francisco (PCO), Marcus Pestana (PSDB), Renata Regina (PCB) e Vanessa Portugal (PSTU). Até o fechamento da coluna não havia sido definida a situação de Cabo Tristão e Lourdes Francisco.
No holofote do processo
Antecipar qualquer resultado de uma eleição seria um exercício de futurologia. Entretanto, é possível ver que entre os 10 candidatos registrados para disputa do governo, até agora somente Zema , Kalil e Viana aparecem nos holofotes.
Presidente do BNB
Na quinta-feira, às 8h30, o presidente do Banco do Nordeste, José Gomes da Costa, participa, na sede da Amams, de encontro de negócios, quando apresentará soluções de crédito da instituição à classe empresarial e aos produtores rurais do Norte de Minas. O BNB atua em 249 municípios de Minas, situado entre o Norte, parte do Noroeste, Vale do Jequitinhonha, do Mucuri e do Rio Doce.
Adenor
O deputado federal Marcelo Aro, que este ano disputa uma vaga no Senado, está agendando com o presidente da Agência de Desenvolvimento da Região do Norte de Minas (Adenor), Pávilo Miranda, visita a Montes Claros, onde discutirá propostas para a região com a classe empresarial.
Saraiva Felipe
O ex-deputado federal e ex-ministro da Saúde, Saraiva Felipe, que havia ensaiado disputar o governo do Estado pelo PSB e depois anunciou participação na coordenação da campanha de Lula (PT), acabou ficando no meio da estrada. Até agora, está fora tanto da coordenação da campanha de Lula, como de Kalil.