Devido ao ocorrido com o prefeito Humberto Souto, que o impossibilita de comparecer a solenidade de posse do prefeito eleito Guilherme Guimarães (UB), quando da transmissão de cargo em solenidade na prefeitura tanto o cerimonial da Prefeitura de Montes Claros em comum acordo com cerimonial da Câmara Municipal deverá alterar o roteiro. Vale lembrar que não existe exigência legal que obrigue o antecessor a repassar o cargo ao eleito. Até o fechamento da coluna ainda não havia sido divulgada informação sobre o estado de saúde do chefe do executivo.
Mudança na programação
Até o envio da coluna, o cerimonial da Prefeitura de Montes Claros não havia divulgado a programação do Executivo para a manhã deste dia primeiro de janeiro. O mais provável é que aconteça na sala de reunião do gabinete do prefeito a solenidade de posse, de pelo menos, parte do secretariado.
De olho em 2026
Conversando com integrante da cúpula do PT de Minas Gerais sobre as eleições recebi a informação de que para 2026 está descartada a possibilidade da agremiação lançar candidato ao Governo do Estado. Na prática hoje não existe dentro dos quadros do partido um nome capaz de enfrentar o candidato da direita. A fonte informou que o projeto é lançar um candidato para buscar vaga no Senado Federal. Até agora no holofote do processo, o nome que aparece é da prefeita de Contagem Marília Campos (PT).
Secretariado
Até o fechamento da coluna o prefeito eleito de Montes Claros, Guilherme Guimarães ainda não havia anunciado a relação do seu secretariado. O fato é que dos atuais secretários quem até agora não foi procurado por Guilherme se considere fora da equipe de primeiro escalão. Aliás, se houver chance será de fazer parte do time da segunda divisão, ou seja, segundo escalão.
Cultura
A classe artística de Montes Claros vive a expectativa da escolha do novo secretário de Cultura do município. O certo é de que o setor deve ser repensado de forma a deixar de lado a zona de conforto e o comodismo. Para se ter ideia, há décadas de que a programação anual da pasta continua a mesma e com os mesmos personagens. Vejo a necessidade de um a oxigenação com criação inclusive de novos programas. A própria feirinha de domingo não tem o mesmo glamour. Antigamente ela contava com uma vasta programação musical, dando oportunidade aos artistas da terra. Quem não se lembra do circo dos bairros que percorrida os quatro cantos da cidade com cursos e apresentações. Aliás, o nome a ser escolhido tem que ter capacidade de elaborar projetos e buscar recursos tanto na esfera estadual como federal.
Novos vereadores
Os vereadores que não renovaram mandato já desocuparam seus gabinetes. Os novatos que estão chegando só ocuparão estes gabinetes a partir do dia 2 de janeiro.