O ex-deputado estadual e atual vice-prefeito de Januária, Zé Reis (Pode), tem participado de todos os eventos da região, principalmente envolvendo as prefeituras do Norte de Minas. Na prática já está em franca campanha para retornar à Assembleia Legislativa de Minas. Em conversa com este jornalista ele comentou que a sua candidatura está condicionada ao posicionamento do prefeito de Januária Maurício Almeida (Pode). É que se o chefe do executivo decidir sair como candidato a deputado federal ele recua para assumir a prefeitura. O certo é que os dois não saem para disputa. É um ou outro.
Fora Lula
Vários leitores encaminharam mensagem à coluna querendo saber porque o deputado federal Marcelo Freitas (UB) tem se pronunciado contra o governo do presidente Lula (PT), mas não assinou o pedido de impeachment. Fui atrás da resposta e recebi do deputado Marcelo a informação de que é contra a proposta, entendendo que Lula deve ser tirada nas urnas em 2026 e quem votou nele deve pagar pelas consequências.
Prédio Facit
Já algum tempo fiquei de responder ao leitor que quer saber o que será feito com o antigo prédio da Facit, na Avenida Deputado Esteves Rodrigues, próximo ao Cordeiros Supermercados. Ontem fui em busca de resposta e recebi do vice-prefeito, Otávio Rocha a resposta de que o local será utilizado para uma escola de línguas, onde a princípio será oferecido à população aulas de inglês de espanhol e posteriormente outras línguas. No momento estão sendo realizadas adaptação do prédio. Existe a expectativa de que as obras sejam concluídas neste segundo semestre com o funcionamento acontecendo até o início do próximo ano. Na coluna de amanhã estarei comentando sobre o novo empreendimento empresarial em Montes Claros.
Fiscalização do TCEMG
Montes Claros está entre as seis maiores cidades de Minas Gerais que englobam cerca de 25% da população e 32% do PIB do Estado a serem fiscalizadas mais de perto pelo TCE-MG. Foi criada a Coordenadoria de Fiscalização de Avaliação da Macrogestão dos Maiores Municípios, para acompanhar passo a passo, a gestão orçamentária destes municípios. As outras cidades incluídas são: Belo Horizonte, Contagem, Betim, Uberlândia e Juiz de Fora.
Fundação Dilson Godinho
Nesta segunda-feira (24) a Fundação Dilson Godinho inaugurou novas infraestruturas de atendimento aos usuários do SUS e convênios. O destaque fica por conta dos novos equipamentos do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), mamógrafo digital com detector integrado e um tomógrafo de última geração. Também foi inaugurado dois elevadores, Unidade de Alimentação e Nutrição além de outros equipamentos. Os recursos vieram do programa Valora Minas, Governo do Estado e emendas parlamentares.