Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Polícia e a política

Publicado em 03/07/2026 às 00:00.

Qual o peso, ou a influência, que os órgãos de segurança de Minas Gerais terão na disputa majoritária no Estado? Certamente muitos dos leitores gostariam de saber a opinião deste jornalista em relação ao assunto. O que posso dizer é que mais de 75% dos profissionais da Polícia Militar de Minas e da Polícia Civil são aliados com a direita por uma série de razões. O outro questionamento é qual das candidaturas hoje estaria propensa a receber este voto. Um breve levantamento feito pela coluna dá conta de que o senador Cleitinho (Republicanos) leva larga vantagem sobre os demais. Quanto ao governador Mateus Simões (PSD) este acabou assumindo o desgaste junto a segurança patrocinado pelo ex-governador Zema (Novo). Aliás, somente o afastamento de Cleitinho é que poderia beneficiar o atual governador.
 
Linha de cerol
A trágica morte ocorrida na terça-feira (30), na região do Bairro Residencial Minas Gerais, onde a professora Cláudia Moraes ( 57 anos), foi vítima fatal de linha de cerol, reacende a necessidade da Guarda Municipal e a própria Polícia Militar agir com mais rigor fazendo cumprir a lei que proíbe o uso de linha de cerol nas pipas. O município deveria estabelecer leis proibindo de vez a soltura de pipa nas ruas e avenidas da cidade. Vale lembrar que o assunto caiu na vala comum e não vejo mais os responsáveis pela fiscalização agirem. Aliás, a Polícia Civil tem agora a missão de descobrir os autores, que provavelmente são menores e os país têm que ser responsabilizados.
 
Queda de passageiros
Atribuída a escalada no preço do querosene de aviação a crise nos terminais de passageiros já é visível nos aeroportos do interior de Minas e Montes Claros não foge a regra. Os dados foram levantados e apresentados pela Anac. No caso específico de Montes Claros, entre janeiro e maio deste ano, o terminal registrou queda de 15,2% na comparação com o mesmo período de 2025, recuando de 139.245 para 118.120 passageiros.
 
Jantar com o governador
Na noite de terça-feira , um grupo de prefeitos do Norte de Minas, ofereceu em um restaurante de Montes Claros, jantar (adesão) ao governador de Minas, e pré-candidato à reeleição, Mateus Simões (PSD). Segundo apurou a coluna compareceram 43 prefeitos e três vices. Por solicitação da fonte não revelaremos os prefeitos que estiveram presentes ao jantar. O que posso adiantar que nenhum daqueles aliados com a esquerda compareceram.
 
Maquiavel
“ O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta”.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por