Logotipo O Norte
Domingo,24 de Novembro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

PL e PT

Publicado em 09/10/2024 às 00:00.

Algumas informações de bastidores acabam não chegando para a maioria da população e são importantes para entender todo o processo eleitoral. Em Montes Claros, por exemplo, ficamos de explicar os motivos da Federação PT/ PV/PC do B ter eleito três vereadores quando na nossa análise apenas dois eram certos. De fato a federação conseguiu eleger em primeiro momento os vereadores Edson Cabeleireiro (PV) e Daniel Dias (PC do B). O PT estava ficando fora, mas devido às regras eleitorais, a agremiação por ter conseguido uma maior sobra acabou ficando com a vaga que seria destinada ao PL, mas precisamente a de Nélia do Criança Feliz. Acontece que a candidata mesmo na sobra não conseguiu os 20% exigidos pela legislação, acabando por ficar fora.
 
Novela Carol-II
O assunto da vez, até o final da votação do segundo turno, em Minas Gerais, será o destino da vereadora eleita Carol Figueiredo(PL). Como foi eleita vereadora por Montes Claros e com a eleição do deputado estadual Coronel Sandro (PL) a prefeitura de Governador Valadares ela passou a ser a primeira suplente e assume pelo fato da deputada estadual Alê Portela ter assumido a Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo Zema. A discussão de bastidores é se ela pode assumir na Câmara Municipal, pedir licença, assumir na Assembleia sem perder o mandato de vereadora. A discussão é profunda. Primeiro que é necessário que tal possibilidade conste no Regimento Interno da Câmara. Outro ponto é que tem que se adequar a Constituição Federal. Num primeiro momento existe jurisprudência apontando que na condição de suplente ela tem como assumir já que a função é provisória. No caso da eleição do deputado estadual Bruno Engler (PL) , ela teria que abrir mão já que a princípio não tem como estar ao mesmo tempo em dois cargos legislativos em esferas diferentes.
 
Novela Neia do Criança Feliz
Já comentamos neste espaço que a candidata a vereadora Néia do Criança Feliz (PL) teria sido eleita se tivesse alcançado os 20% do quociente eleitoral exigido pela Legislação Eleitoral. Ela obteve 1.470. A novidade em toda novela é de que ela ainda tem chance de assumir uma cadeira na Câmara de Montes Claros. É que no caso do deputado estadual Bruno Engler (PL) ser eleito prefeito de Belo Horizonte, a vereadora eleita Carol Figueiredo poderá assumir a vaga na Assembleia de Minas como efetiva e com isso Neia poderá assumir a cadeira na Câmara. É que neste caso a vaga é do partido e ocupa o mais votado.
 
Retrato das eleições
O fato dos partidos de direita e de centro terem elegidos o maior número de prefeitos no país, aliado a queda da esquerda, acende os alertas para o pleito eleitoral de 2026. O desenho pode já no início do próximo ano mostrar de a tendência na disputa presidencial de 2026.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por