O principal assunto desta semana na imprensa nacional, foi a fala do ex-presidente Bolsonaro (PL) da possibilidade do ex-ministro da Economia, Paulo Guedes concorrer a uma vaga no Senado Federal por Minas Gerais. A este respeito fui em busca de um esclarecimento sobre o assunto. Conversei com uma pessoa ligada ao ex-ministro familiarmente e que esteve com ele no último final de semana. Guedes comentou que foi sondado pelo ex-presidente mas não tem interesse e não existe qualquer chance de enfrentar as urnas em 2026.
Faculdade de Medicina
O prefeito de Januária, Maurício Almeida (Pode) informou à coluna que até o segundo semestre deste ano deverá ter fechado entendimento para a chegada de uma faculdade de medicina no município. Trata-se de um grupo privado. Em relação ao nome da faculdade ele frisou que não era prudente a divulgação para não atrapalhar as negociações que estão na reta final.
Codanorte
O ex-prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo, que até o ano passado respondia pela presidência da Codanorte continua despachando na entidade. Ele foi indicado para a função de diretor financeiro (Coordenador Contábil Financeiro). A informação foi passada por ele a este jornalista, durante encontro realizado nesta semana pelo Cimams.
Hospital Municipal
O leitor Fernando Souza encaminhou mensagem solicitando opinião deste jornalista sobre o pedido de autorização para empréstimo feito pela Prefeitura de Montes Claros à Câmara de vereadores. Ele quer saber se a construção de um Hospital Municipal é necessária, onde será e qual o custo e a manutenção. RESPOSTA- Primeiro vale lembrar que o município atende não somente o Norte de Minas, como parte do Sul da Bahia. Existe um estrangulamento do sistema, inclusive com uma fila enorme de pessoas esperando principalmente por cirurgias. O local escolhido é na região Norte, no bairro Planalto, próximo a Cidade Administrativa. O terreno fica no fundo de onde funcionava a empresa MECA. Dos cerca de R$ 850 milhões autorizados, a metade será investida na construção do hospital estimado em torno de R$ 400 milhões. Quanto a manutenção vale ressaltar que a saúde em Montes Claros é municipalizada e é a prefeitura que responde pela aplicação dos recursos que vem do Governo Federal, Estadual, incluindo a contrapartida.
Nova Casa
Desde a semana passada o ex-vereador por Montes Claros Leãozinho, que decidiu não ser candidato à reeleição, indicando seu pai para a disputa, está integrando o quadro de funcionários do Cimams. Ele informou à coluna de que foi indicado em função próxima a diretoria. Vale lembrar que desde janeiro a entidade é presidida pelo prefeito Tampinha, do município de Curral de Dentro.