Tenho recebido vários pedidos para comentar e me manifestar a respeito do passaporte sanitário imposto pela Prefeitura de Montes Claros e agora o decreto publicado nesta quinta-feira (3), que entre outras medidas suspendeu as comemorações carnavalescas, bem como a realização de shows artísticos e musicais na cidade. Prefiro não me aprofundar no assunto, mas deixar claro que sou totalmente contrário à forma com que as medidas estão sendo impostas. Em nenhum momento a população é ouvida, principalmente os segmentos prejudicados. Com todo respeito, considero as ações como uma “ditadura branca”, imposta por quem não precisa produzir no dia a dia para sobreviver.
Disputa federal
Com exceção dos chamados candidatos paraquedistas, que são bancados nos municípios do Norte de Minas pelas chamadas lideranças de oposição, prefeitos e chegam a tiracolo de parlamentares da própria região, é fato que o Norte está carente de candidatos a deputado federal. Com exceção do deputado Marcelo e Guedes, até agora só estamos vendo se apresentar como pré-candidato a ex-deputada Raquel Muniz, o vereador Rodrigo Cadeirante e o ex-prefeito de Pedra de Maria da Cruz Tião Medeiros. Nesta semana foi ventilado o nome do general Mário Araújo. A expectativa é a de que o eleitor norte-mineiro tome consciência e escolha um dos nomes da região.
Virgílio Guimarães
A coluna já havia antecipado desde o início do ano passado que o deputado estadual Virgílio Guimarães (PT) decidiu não mais enfrentar as urnas. O parlamentar petista já comunicou sua decisão ao partido, mas até agora esconde a decisão de sua base eleitoral. Vale ressaltar que aqui pelas bandas do Norte de Minas a sua campanha foi uma dobradinha com o deputado federal Paulo Guedes (PT). Havia a expectativa de que o legado político poderia ser transferido para a deputada estadual Leninha (PT), que abraçou a bandeira, o legado e a filosofia petista. Como aliança em política é alimentado pela conveniência, Guedes preferiu convencer vários petistas da região a enfrentar as urnas para fortalecer suas bases.
PT sem dobradinha
Fica evidente que não existe possibilidade de os deputados petistas do Norte de Minas, Paulo Guedes e Leninha, caminharem juntos em municípios da região. A parlamentar petista terá mesmo que realizar carreira solo na busca pela reeleição. Por outro lado, Guedes definiu preencher os espaços e já lançou na disputa estadual os ex-prefeitos César Emílio (Capitão Enéas), Luizinho Rocha (São Francisco), Ricardo Campos (São João da Ponte) e Silvanei Batista (Porteirinha).
Muriçoca
É preciso que a prefeitura encontre uma forma de atacar os focos de muriçoca que estão nos quatro cantos da cidade.