Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Passagem de comando

Publicado em 02/08/2025 às 00:00.

Foi marcado para a próxima quarta-feira (6) a passagem de comando na 11ª RPM em Montes Claros. O coronel César vai para o quadro de reserva e assume a função o coronel Verício que até então estava à frente do 39º Batalhão da Polícia Militar em Contagem. A solenidade der passagem de comando está marcada para às 9 horas, no pátio do 10º Batalhão.
 
Com ou sem Lula
Estamos assistindo a antecipação das eleições 2026 em especial na disputa presidencial. É fato de que pela oposição Lula (PT) já está em franca campanha e tem apostado no resultado em sua equipe de marketing, mas peca por não abandonar práticas antigas. O principal problema da situação é que a avaliação do presidente da República, conforme pesquisa, não é animadora, e não existe um plano B. Nenhum outro nome aparece no radar, ou holofote do processo.
 
Fraude do INSS
Já faz mais de três meses que a fraude do INSS foi descoberta e ninguém viu falar em investigação ou punição dos culpados. O Governo chancela osfurtos ao tentar colocar “pano frio” na questão dizendo apenas que ressarcirá os aposentados que foram furtados. É como se estivéssemos sendo furtados duas vezes. Aliás, o Governo finge que está preocupado com o tarifaço de Donald Trump e com as sanções ao ministro Alexandre de Morais. Na prática transforma o assunto numa novela para esconder a crise econômica e moral que toma conta do país.
 
Legado de Humberto
Que o ex-prefeito Humberto Souto fez um bom governo em Montes Claros e colocou de vez o seu nome na históriado município e até mesmo do país, ninguém tem dúvidas. Entretanto, numa análise política sóbria é possível afirmar que Souto não transferiu seu legado para nenhuma liderança, o que vale dizer que não deixou sucessor, além do prefeito Guilherme Guimarães e do vice Otávio Rocha. Na disputa eleitoral de 2026 estamos assistindo a tentativa de ligar o nome do ex-prefeito a várias pessoas, mas na prática tal fotografia não aparece no holofote do processo. Aliás, numa disputa proporcional é preciso que os interessados tenham um lastro político e liderança de grupo. Já comentei anteriormente que para pensar em “entrar na brincadeira” é preciso ter perspectiva de no mínimo 50 mil votos, com trabalho não só em seu município de origem. Se não bastasse., “ a brincadeira é cara e não adianta esperar que o partido irá bancar essa ou aquela campanha.
 
Apoio do município
Ainda analisando as pretensões eleitorais para 2026 é bom que os menos avisados tenham em mente que o grupo do prefeito Guilherme Guimarães (UB) já definiu seus candidatos tanto na vaga para a Assembleia Legislativa como para deputado federal. Quem não estiver na relação terá que pensar em fazer carreira solo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por