Apesar de não aparecer nos holofotes das discussões políticas, em Brasília-DF o principal assunto tem sido a possibilidade do ex-presidente Bolsonaro abandonar o PL. A queixa tem sido o fato de muitos dos integrantes do partido não estarem alinhados com a direita, inclusive defendendo e votando pautas da esquerda. Aliás, falta confiança no próprio presidente da agremiação, Valdemar da Costa Neto, que tem assistido de camarote os acontecimentos com cara de paisagem. Não precisa ter bola de cristal para apontar que o Bolsonaro deve mesmo buscar abrigo no Partido Novo que é o único de fato conservador.
Pedro Braga
Alguns resultados das eleições municipais no Norte de Minas merecem destaque. Temos como exemplo a eleição do jovem prefeito de Buritizeiro (PSD) que está entre os candidatos a prefeito mais bem avaliado do país. Ele conseguiu nas urnas 89,22% dos votos válidos (13.848), contra apenas 5,55% (862 votos) da candidata Damiana Rodrigues (PL) e 5,22% (811) do candidato Sandrinho (PV). Vale lembrar que em menos de dois anos ele conseguiu reestruturar e viabilizar a Associação dos Municípios do Médio São Francisco ( Ammesf), tendo se afastado da presidência da entidade para disputar a reeleição.
Eleição na Câmara
Com menos de uma semana após as eleições municipais em Montes Claros já teve início as articulações entre os vereadores eleitos e reeleitos já visando a formação de chapa para a disputa da direção daquela casa a partir do mês de janeiro. Como se trata de uma nova legislatura, o atual presidente Júnior Martins (PP) poderá buscar a reeleição e inclusive já colocou seu nome na disputa. Vale lembrar que nos últimos anos a eleição naquela casa teve pouca ou nenhuma influência partidária e do executivo. A discussão e decisão envolve os interesses pessoais de cada vereador.
Críticas e elogios
Sempre oriento aos políticos que buscam consultoria a receberem as críticas da mesma forma que recebem os elogios. As críticas na maioria das vezes são mais importantes do que os elogios. É a oportunidade que você tem para corrigir os erros e rever conceitos e ações. Durante a campanha deste ano fizemos questão de mantermos análise em cima dos fatos sem a preocupação de agradar ou não os envolvidos no processo. Não foi por acaso que acertamos nas previsões em mais de 85%, tanto na disputa proporcional em Montes Claros como na majoritária no Norte de Minas. Aliás, a única preocupação sempre foi em não envolver ou comentar o lado particular e familiar dos envolvidos.
Candidatos a deputado
Com menos de um mês da eleição municipal já estamos assistindo a movimentação para as eleições de 2026. Entre os candidatos que participaram do pleito de 6 de outubro, três já manifestaram que vão para a disputa.