Confesso que jamais imaginaria que chegaria um momento em que no Brasil “quem manda mais é quem manda menos”. Eu me refiro a competência dos poderes constituído que no momento vivem um conflito de competência, onde as leis são interpretadas de acordo a conveniência de quem cria e de quem julga. Aprendemos que o Congresso Nacional é o responsável pela criação das leis que devem estar de acordo com a Constituição Federal. Ao judiciário cabe resguardá-la e obedecê-la. Hoje a vontade soberana da população através dos que seriam seus legítimos representantes não têm nenhum valor, já que o STF tem substituído o Congresso no julgamento de pautas cruciais.
Cemig na contramão
Enquanto na capital mineira a discussão gira em torno da privatização ou não da Cemig, no interior do Estado a população em especial da zona rural tem recebido um serviço de péssima qualidade. Em nenhum momento tem a garantia de que a energia não vai faltar. Apesar da reclamação de pequenos e grande produtores, a empresa não se manifesta sobre o problema e nem apresenta solução. Aliás, podemos citar como exemplo a comunidade de Santo Antônio, no município de Francisco Dumont, onde a falta de energia já se transformou num fato corriqueiro. Neste caso a Cemig e a prefeitura tem se preocupado em transferir responsabilidade.
Estádio Municipal
Com a presença da equipe do North Esporte Clube na primeira divisão do campeonato mineiro do próximo ano a prefeitura de Montes Claros tende a acelerar todo o processo para o início das obras de construção do Estádio Municipal. O prefeito Guilherme Guimarãesinformou a coluna de que na próxima semana vai apresentar o novo projeto à imprensa. Adiantou que a capacidade de público inicialmente será de 18 mil pessoas. A fase seguinte agora é a elaboração do projeto complementar que mostrará quanto custará a obra. A expectativa é que a licitação ocorra no mês de fevereiro e as obras comecem em maio. O prazo de conclusão é de dois anos.
Hospital
Na coluna de amanhã comentaremos sobre a situação da construção do Hospital Municipal, cujo projeto também está em fase conclusiva.