Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Padrinho da obra

Publicado em 12/09/2024 às 00:00.

É preciso que os envolvidos na disputa eleitoral em Montes Claros evitem atropelar a verdade em nome da campanha. Agora mesmo estamos assistindo informações desencontradas em relação a adutora instalada na cidade, trazendo a água do Rio São Francisco para atender a população. Chegaram a comentar que foi um trabalho do Governo do Estado. A verdade é que as negociações teve início na administração do então prefeito Ruy Muniz, mas acabou não concluindo por falta de tempo. Quando da administração do prefeito Humberto Souto o assunto voltou à ordem do dia tendo sido concretizado. Vale salientar que o acordo foi uma negociação para que a exploração do serviço na cidade fosse renovado. Nada de graça.
 
Suspensão de candidatura
Tenho recebido informações de suspensão de candidaturas na majoritária em todo o Norte de Minas. Com a preocupação de não atropelar o processo, ou prejudicar os envolvidos, tenho aguardado decisão superior para comentar o assunto. Sabemos que decisão de primeira instância não é definitiva é que é necessário aguardar parecer de um colegiado. O simples fato da divulgação da suspensão já traz prejuízo ao envolvido. Agora mesmo o assunto de decisão em torno da candidatura do ex-prefeito Ruy Muniz passou a ser o assunto do dia. Entretanto, é fato que a decisão não é definitiva e é prudente aguardar manifestação do TRE-MG.

Macaé Evaristo
Em coluna anterior comentei sobre a personalidade da deputada estadual e nova ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo. Recebi algumas opiniões contrárias. Entretanto, é bom esclarecer que o comentário foi a forma educada e sensata que sempre procedeu independente do alinhamento político. Quanto ao fato de pesar sobre ela acusações de improbidade administrativa, quando foi secretária de Estado em Minas é um assunto que entendo não ser pertinente para o momento.

Cálculo da pesquisa
Sem entrar no mérito das discussões que circulam nas redes sociais em relação a pesquisa de intenção de voto em Montes Claros, divulgada pelo Instituto Veritá, estive analisando a forma como a mesma foi realizada. A conclusão é que independente da porcentagem destinada para cada candidato o cálculo da amostra está correto.

Ovelhas a venda
Tem chamado a atenção no pleito eleitoral deste ano em Montes Claros o fato de que na disputa proporcional parte dos pastores evangélicos já venderam o apoio da igreja para candidatos que não pertencem à congregação. Não estou falando em envolvimento de dinheiro, mas venda da consciência. Leitores cobrando uma leitura dos candidatos a vereador com chance de eleição. Devido às mudanças nas regras eleitorais é possível nominar os que de fato estão na disputa. Na próxima semana estaremos divulgando a lista.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por