A engenharia política do senador Rodrigo Pacheco (PSD) que até então tinha deixado o parlamentar no armário, resolveu retirá-lo, mostrando realmente a sua face política.O senador assumiu de vez o manto da esquerda como uma forma de tentar conquistar a esquerda em Minas Gerais. Como ele foi eleito com o manto da direita a desconfiança ainda reina na embarcação principalmente do grupo petista. Vale lembrar que Pacheco quando colocou seu nome na disputa por uma vaga no senado era na prática desconhecido do eleitorado. A vitória nas urnas foi justamente porque o eleitor mineiro não queria votar na ex-presidente Dilma (PT).
Tentando polarizar
Não temos nenhuma dúvida de que o comportamento do senador Rodrigo Pacheco (PSD), com críticas diretas ao grupo bolsonarista, tem vários objetivos. O primeiro é de como hoje não tem mais espaço na direita a postura é tentar polarizar a discussão em torno do pleito eleitoral de 2026. De mais a mais, penso que o objetivo é ficar bem com o STF por razões óbvias, e consequentementecom o presidente Lula (PT) de tabela. De qualquer forma ainda não é possível enxergar como vai terminar essa novela.
Privatização
Sindicatos e movimentos sociais ligados à esquerda com apoio de funcionários, prometendo intensificar campanha contra a privatização da Cemig e da Copasa a partir deste mês de agosto. Na linha de frente estão o Sindieletro-MG e o Sindágua-MG. Diante das propostas envolvendo a negociação, inclusive como forma de pagar parte da dívida com a União, temos dificuldade em nos posicionar. O que posso dizer é que tanto o trabalho da Copasa como da Cemig em Minas, tem sido questionado a décadas pela população.
North Esporte
Estamos aguardando com ansiedade o julgamento no dia de hoje do pedido do Patrocinense para anular a partida entre a equipe e o North Esporte Clube, realizada em Montes Claros. Sem entrar no mérito da questão, o certo que a alegação é muito rasa para anular um resultado conquistado nas quatro linhas. Entendendo que o Patrocinense não vai levar essa no tapetão, temos mesmo é que parabenizar a direção do North, entendendo ser um fato inédito e que coloca o município num cenário esportivo que nunca deveria ter saído. Aliás, a equipe do Ateneu, que na prática não existe mais, foi a equipe que anos atrás representou o município na primeira divisão.
Recesso parlamentar
O país tende a voltar ao normal, inclusive com suas confusões, a partir da próxima semana. É que tanto o Congresso Nacional, assembleias legislativas e câmaras municipais retomam as reuniões de plenário a partir da próxima semana.