Logotipo O Norte
Sábado,23 de Novembro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Pão com Pão

Publicado em 17/08/2024 às 00:00.

Sempre comentei neste espaço que vice é cargo de composição e tem que levar alguma coisa para a campanha. Até mesmo no caso de chapa “puro sangue” é preciso que o vice escolhido acrescente algo na campanha do candidato a prefeito. Eu não consigo enxergar este desenho na chapa do PT que tem o deputado federal Paulo Guedes (PT) como candidato a prefeito e o ex-vereador Sued Botelho (PT) como vice. É como se você montasse um sanduíche de pão com pão. Neste caso também vale aquela máxima que diz: se não tem tu, vai tu mesmo. Fica claro que a escolha se baseia na falta de opção. 
 
Música no Fantástico
O professor Sued Botelho (PT) apresenta uma carreira política um tanto curiosa. Depois de exercer o cargo de vereador em Montes Claros, foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Athos Avelino, candidato a vice na chapa da atual deputada Leninha (PT) e agora é candidato a vice-prefeito na chapa de Paulo Guedes (PT). Já estão comentando em tom de gonzação de que por concorrer ao cargo de vice em três oportunidade terá o direito de pedir música no Fantástico.
 
Campanhas sem rumo
A expectativa é de que a partir de hoje, da forma com que as campanhas estão sendo colocadas nas ruas, é possível enxergar a organização das candidaturas na majoritária. Em Montes Claros nunca aconteceu de ter um pleito tão desorganizado. Quem irá sofrer mais com a situação são os candidatos a vereadores que não saberão a quem recorrer e nem como recorrer.
 
Perdendo candidatos
Existe uma preocupação generalizada dos partidos políticos, principalmente de candidatos a vereador, com chance real de eleição, em relação a falta de entusiasmo de candidatas mulheres. Aqui em Montes Claros, por exemplo, vejo a possibilidade de desistências, o que complicará a vida dos partidos. Primeiro que a reforma eleitoral reduziu o número de candidatos onde é permitido o lançamento somente do número de vagas mais um. Outro problema é que a Lei obriga que a chapa tenha o mínimo de 30% de mulheres ( sexo oposto). Para complicar toda situação, cada mulher que desistir da disputa o partido terá que tirar duas candidaturas masculinas.
 
Desespero
Os partidos políticos não organizaram para este primeiro dia de campanha deixando os candidatos na disputa proporcional em desespero. Quase a totalidade dos candidatos a vereador tiveram que bancar os primeiros materiais de campanha, inclusive aqueles que optaram em colocar a foto ao lado do candidato a prefeito.
 
Meio da estrada
Antes de deflagrar de fato a campanha política é possível prevê que em Montes Claros tem campanha de candidato na majoritária em Montes Claros que ficará no meio da estrada. Pesquisa de consumo interno mostra candidatura que até hoje não conseguiu sair do lugar.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por