Tenho recebido pedidos de orientação de pré-candidato às eleições deste ano querendo saber em qual partido teria maior chance de êxito nas urnas. A resposta não é tão simples como possa parecer. A minha sugestão é que espere aproximar as convenções, período em que os partidos manifestam o caminho que pretendem seguir. A pegadinha do pleito deste ano é a manobra feita pelo Congresso Nacional com a criação da chamada federalização eleitoral. Na prática, acabou com a autonomia das agremiações nos estados. O resultado é que você pode se filiar hoje em um partido e amanhã acordar dentro de uma coligação indesejada.
Homenagem da corporação
Um fato inédito na Polícia Militar no Norte de Minas acontece nesta sexta-feira. Integrantes da corporação decidiram homenagear o comandante da 11ª RPM, coronel Wanderlúcio Ferraz, e o comandante do Estado-Maior, tenente-coronel Adriano, que passam o comando no dia 11 de fevereiro. Vale ressaltar que os referidos comandantes conquistaram não somente o carinho dos comandados, mas principalmente de toda sociedade da região.
O bê-á-bá das eleições
Percebo que nomes que estão se apresentando como pré-candidatos às eleições deste ano estão sem saber por onde começar. A primeira lição é que trabalhar com quem não tem afinidade com sua trajetória é uma perda de tempo. Da mesma forma, é preciso entender que o candidato não terá como se comunicar com todos os eleitores imaginados. É preciso selecionar o eleitor baseado no seu perfil e sua trajetória. É também uma forma de baratear os custos de campanha.
Eleição Unimontes
Até pouco tempo a eleição na Unimontes agitava tanto corpo docente, discente da universidade e também a sociedade. Em outubro deste ano acontece a eleição da reitoria, mas até o presente momento o assunto não tem contagiado. O mandato do atual reitor, Antônio Avilmar, que vai para a reeleição, encerra no dia 5 de dezembro.
Novo reitor
É fato que ainda neste primeiro semestre nomes devem aparecer para disputar a direção da Unimontes em outubro. O processo de escolha ocorre em dois turnos: após a votação pelos professores, servidores e alunos, será formada uma lista tríplice a ser encaminhada ao governador Zema, a quem caberá nomear o reitor para os próximos quatro anos. Ser o mais votado não garante a indicação.
Habeas corpus
Divulgamos que o Ministério Público havia emitido parecer favorável ao Habeas Corpus impetrado pelo advogado Farley Menezes em relação ao passaporte sanitário imposto pela Prefeitura de Montes Claros. A este respeito, a assessoria de comunicação do Executivo informou que continua valendo a decisão do desembargador José Flávio de Almeida, do TJMG, que suspendeu os efeitos de três liminares concedidas contra o decreto.