A proposta alternativa que vem sendo costurada da dívida de Minas Gerais com a União, e que foi apresentada pelo Senador Rodrigo Pacheco ( União-MG) ao presidente Lula (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), terá impacto no Norte de Minas, jogando por terra a expectativa de realização de obras estruturantes já anunciadas pelo Governador Zema (Novo). É que no bojo do documento consta transferir para o Governo Federal estatais como a Cemig e a Copasa. Entretanto, o que acerta em cheio o Norte de Minas é a transferência dos recursos da inclusão das multas aplicadas pelo Estado a mineradoras como a de Brumadinho e Mariana. Tudo caminha para que o acordo seja selado. Aliás, com isso as inúmeras reuniões realizadas na região, inclusive com a presença do Procurador-Geral do Estado, Jarbas Soares podem ter sido em vão.
Unimed e o leitor
Prezado Aldeci, boa tarde!
Como brilhante jornalista e sempre atento aos acontecimentos no Norte de Minas, acredito que possa me esclarecer; por obséquio! Aldeci, está acontecendo alguma coisa com a Unimed Norte de Minas? Passei a manhã e a tarde desta segunda-feira tentando falar em todos os canais disponibilizados pela cooperativa, a qual sou cliente há muitos anos. Em nenhum dos canais fui atendido, telefone, Whatsapp, e-mail! A gente fica com a pulga atrás da orelha! Desde já agradeço a atenção – Geraldo Magela Pereira.
Política sem renovação
É triste perceber que o desenho das eleições de 2024 mostra que são insignificantes as expectativas de renovação nas prefeituras e nas câmaras municipais. Com raras exceções, os personagens são os mesmos. Pessoas que poderiam participar do processo, oxigenando principalmente os legislativos, não estão dispostas a enfrentar as urnas, entendendo que para maioria do eleitorado a ética, retidão, honestidade, em quase sua totalidade, não é levado em consideração pelo eleitor.
A volta dos ex
Uma das novidades nas eleições de 2024 em Montes Claros diz respeito aos personagens na disputa proporcional. Assistiremos na disputa, o maior número de ex-vereadores na disputa no município. Dependendo do partido em que buscará abrigo, vejo que dos nomes colocados três estão em pleno condições de retornar àquela casa, sendo um integrante da imprensa.
Passe livre
O vereador Daniel Dias (PC do B), que sempre levantou a bandeira da educação, comemorou a decisão do prefeito Humberto Souto ( Cidadania) de ter encaminhado a Câmara Municipal projeto de lei com a proposta do passe livre para os estudantes. A matéria deve dar entrada na próxima reunião do legislativo e será encaminhada para as comissões. É fato que a votação deve acontecer ainda na primeira quinzena de dezembro.