Num momento de crise institucional, com a “briga surda” entre os poderes, a população tinha como tábua de salvação a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entidade responsável pela defesa da Constituição, da Ordem Jurídica, do Estado Democrático de Direito, Direitos Humanos e da Justiça Social. Infelizmente, a política ideológica implantada dentro da entidade para atender setores da mídia, divergência pessoal da direção com a presidência da República, bem como convicções pessoais da presidência, acabaram colocando a entidade na vala comum, arranhando por completo a sua credibilidade junto à população. Conheci a OAB quando suas manifestações eram apenas técnicas. Os advogados do país perderam o bonde da história ao preterir, no processo, o mineiro Luiz Cláudio Chaves.
Quociente eleitoral
Leitores solicitaram deste jornalista explicação da matemática utilizada para chegar aos candidatos eleitos na proporcional, principalmente na sobra. A este respeito gravar vídeo é a melhor forma de se fazer entendido. Entretanto, tem algumas dúvidas que conseguimos sanar, sem mais delongas. É o caso de qual a garantia do partido se conseguir atingir votação suficiente para fazer mais de um vereador? A mudança na nova regra eleitoral é de que mesmo que um partido consiga votos para eleger três vereadores, é necessário que todos estes tenham conseguido 10% do coeficiente eleitoral.
Quociente eleitoral e partidário
Quociente eleitoral é um método pelo qual se distribuem as cadeiras nas eleições pelo sistema proporcional de votos, em conjunto com o quociente partidário e a distribuição das sobras. Na prática, é o resultado do número de eleitores dividido pelo número de vagas na Câmara. Já para chegar aos eleitos, usamos o quociente partidário, que é a divisão da votação obtida por cada partido pelo quociente eleitoral. Neste caso, é necessário desprezar a fração.
Redes sociais
Se na eleição de 2018 a rede social teve um papel preponderante e, na maioria dos casos, decisivo, neste ano de 2020, com as limitações impostas pela Covid-19, a ferramenta passou a ser, no momento, a principal tábua de salvação. Este é o setor que os candidatos terão que priorizar no investimento. O impedimento de realização de visitas e de reuniões tende a prejudicar, principalmente, quem está fora do poder. Entretanto, todos acabam sendo prejudicados. Aliás, até mesmo os atuais prefeitos estão preocupados com a situação.
Dupla filiação
O cartório eleitoral já analisou a situação dos partidos e, a partir de hoje, as agremiações terão conhecimento dos candidatos que estão com dupla filiação. Basta acessar o site do TRE-MG. Amanhã comentaremos os detalhes, inclusive os próximos passos.