Independente da cor, da raça, do sexo ou etnia a classe política precisa entender que todos nós somos iguais e com a mesma capacidade de evoluir. A diferença e que estes assuntos são tratados como instrumento ideológico e de exploração política. Sou de opinião que no momento em que as autoridades estabelecem cotas nas universidades e para a disputa política simplesmente atestam que os beneficiados são incapazes de vencer por conta própria e precisam ser tratados de forma diferenciada.
Votando nas cotas
Recente pesquisa mostra que na disputa eleitoral deste ano 52,7% são candidatos negros. Do ponto de vista prático isto não representa nada. O eleitor não vota no candidato por ser negro, índio ou mulher. A escolha deve ser pela capacidade do escolhido representar você seja no executivo ou no legislativo. Entendo que cota é, na verdade, uma imposição política. A argumentação no caso da eleição é de que a definição serve para estabelecer a distribuição de recursos públicos do Fundo de Financiamento de Campanha, Fundo Eleitoral e Fundo Partidário.
Plotagem de veículo
Como Montes Claros é o principal município do Norte de Minas, estamos assistindo pelas ruas da cidade carros plotados com candidatos a vereador e prefeito de toda região. Tal fato tem confundido o próprio eleitor. Como vem se transformando em uma poluição visual acaba não chamando muito a atenção do eleitor. De qualquer forma seria interessante que no plotter o candidato colocasse o nome da cidade que está disputando a eleição.
Pesquisas
Tenho recebido informações de possíveis pesquisas de intenção de voto realizadas por candidatos na majoritária para consumo interno. Como não tive acesso a nenhuma delas tenho optado por não comentar. Como até agora ninguém registrou no TSE a realização de pesquisas, acabamos sendo orientados pelas manifestações nas ruas e em especial o resultado das agendas dos candidatos. O certo é que hoje os números não estão distantes da última pesquisa registrada e divulgada.
Marcos Fábio
Mais do que justa a homenagem prestada pela Unimontes ao professor Marcos Fábio dentro da programação da XX Semana da Economia. A sua importância não está restrita como educador, mas como empreendedor, cidadão envolvido nas questões políticas e sociais de Montes Claros e na família.
Ex-presidentes
Dos atuais candidatos a vereador por Montes Claros chama a atenção o fato de dois nomes já terem tido a oportunidade de presidir a Câmara de vereadores. Trata-se do professor e jornalista Benedito Said e Valcir da Ademoc. Na ocasião estes foram bem avaliados tanto pelos colegas e servidores da Câmara como pela população. Aliás, as chances de êxito nas urnas são reais.