Logotipo O Norte
Quinta-Feira,21 de Novembro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Novo partido

Publicado em 17/10/2024 às 00:00.

O empresário e ex-prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz já definiu que não continuará no PSB. A novidade é que ele está criando o seu próprio partido, já estando pronto o estatuto e o manifesto. Como hoje as assinaturas necessárias poderão ser colhidas através do sistema ponto Gov.Br, ele acredita que até o segundo semestre do próximo ano a agremiação já esteja constituída. Aliás, o partido traz uma sigla sugestiva que é o PAS- Partido da Aproximação Social.
 
Não sou candidato
O ex-prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz que disputou a eleição majoritária este ano, ficando em segundo lugar, a frente de candidatos como deputado Paulo Guedes (PT), Délio Pinheiro (PDT) e Maurício da Santa Casa (PL), informou a coluna de que não tem pretensão de colocar seu nome na disputa proporcional de 2026. Vai participar do processo mais lançando e apoiando um candidato a deputado estadual e um federal.
 
“Comigo e Sem migo”
A expressão que não passa de um trocadilho pode ser comparada ao momento em que vive a disputa de segundo turno em Belo Horizonte. É que o atual prefeito Fuad Noman (PSD) preferiu no primeiro turno não manifestar em relação ao seu posicionamento político. Como nessa fase o candidato aliado com a direita é o deputado Bruno Engler (PL) a saída foi declarar que sua agremiação é aliada com a esquerda tendo o apoio do presidente Lula (PT) e do senador Rodrigo Pacheco. O mais interessante é que mesmo tendo manifestado neste sentido, a sua engenharia política não definiu se pretende permitir a presença dessas autoridades em seu palanque, ou manifestação nas redes sociais.
 
Recusando apoio
Certamente seguindo orientação da engenharia política de sua campanha, o prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição Fuad Noman ao participar de sabatina promovida pelo Folha e pela Uol foi enfático ao dispensar a presença em seu palanque do presidente Lula (PT). Citou que não faz qualquer sentido a sua participação. Não precisa ter bola de cristal para cravar que se o chefe do executivo federal tivesse bem avaliado a sua participação direta na campanha seria um reforço. Aliás, no primeiro turno Lula apoiou o deputado federal Rogério Correia (PT) que não conseguiu sair do quinto lugar.
 
Bico do Tucano
Em Minas Gerais o PSDB alimenta a esperança de conseguir se erguer nas eleições de 2026, tendo como líder o deputado Aécio Neves. Um exemplo de que o PSDB se transformou num tucano de bico quebrado e o espaço que a agremiação hoje ocupa no Norte de Minas, onde a visibilidade está restrita a Taiobeiras com o prefeito Demerval Germano. O partido que já elegeu na região deputados federal e estadual, a exemplo do casal Jairo Ataíde e Ana Maria, hoje vem encontrando dificuldade em apresentar nomes para 2026.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por