Logotipo O Norte
Sexta-Feira,23 de Maio
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Novela TCE-MG

Publicado em 22/05/2025 às 00:00.

A coluna mais uma vez sai na frente e traz a informação de que a novela envolvendo a indicação de três deputados estaduais para ocuparem as vagas no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). A informação é de que até o próximo mês a questão já esteja resolvida. Vale salientar que dos sete conselheiros o Tribunal vem trabalhando com apenas três efetivos. É que além das vagas destinadas aos parlamentares, o conselheiro Cláudio Terra que ocupava vaga destinada a integrantes do Ministério Público de Contas também aposentou. Temendo ser questionado pela própria justiça, o presidente da Assembleia, Tadeuzinho Leite (MDB) anunciou que vai colocar as vagas em votação.
 
Retorno de Pimenta
Informação colhida pela coluna junto a fontes na Assembleia Legislativa dão conta de que é tida como certa a indicação do deputado estadual Alencar da Silveira (PDT) para uma das três vagas do TCE-MG. O seu nome faz parte de entendimento com outras agremiações. Aliás, Alencarzinho, como é conhecido, já vem se comportando em tom de despedida do Legislativo. A boa notícia é que a sua indicação resulta no retorno do ex-deputado Carlos Pimenta (PDT) àquela casa já que é o primeiro suplente da agremiação.
 
Fraude no INSS
Mesmo as pessoas que não foram lesadas por entidades, em especial sindicatos ligados à classe trabalhadora, na fraude do INSS estão indignados com os rumos que vem tomando a questão e as ações do Governo Federal, órgãos de segurança e do judiciário. Até agora não aceitam a gravidade do problema. Primeiro o Governo se compromete a chancelar o roubo ressarcindo os aposentados lesados com dinheiro do cofre público, o que vale dizer que os ladrões poderão tranquilamente ficar com o dinheiro roubado. O segundo ponto é que o Governo quer que os prejudicados entrem em contato com o INSS. O problema é que a maioria são pessoas da área rural, simples sem acesso a mídia digital e várias dessas analfabetas. Aliás, por muito menos pessoas meramente suspeitas estão presas sem sequer poder comprovar serem inocentes.
 
Votos desperdiçados
Enquanto nossos parlamentares se digladiam com troca de acusações, além de chancelar a chegada de deputados federais paraquedistas, o Norte de Minas e parte do Vale do Jequitinhonha, com mais de um milhão de eleitores conta com apenas dois deputados federais, sendo Paulo Guedes (PT) e Marcelo Freitas (UB). O principal problema é que nomes bem avaliados que poderiam nos representar no Congresso Nacional não estão dispostos a enfrentar as urnas por entender que não terão respaldo do eleitorado. Um outro problema é que os próprios políticos da região, detentores de mandato, conseguem convencer o eleitor de que o preço de sua consciência é um canos, caixa d ‘água e outros varejos.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por