Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Novela PSD

19/05/2022 às 00:43.
Atualizado em 19/05/2022 às 08:49

Tenho tido a preocupação de orientar leitores com relação à movimentação do quadro político nas três esferas de poder. O objetivo é fazer entender como está caminhando o processo e o que pode acontecer. Saímos na frente quando antecipamos que a definição do quadro político em Minas depende do posicionamento do PSD. O início desta resposta teremos ainda nesta semana, uma vez que ontem o presidente do PSD, Kassab, se reuniria com o ex-presidente Lula (PT) para fechar alinhamento com o palanque do pré-candidato ao governo mineiro Alexandre Kalil.

 
Casamento forçado
Os antigos já diziam que casamento forçado e sem amor não sobrevive. É o que está acontecendo com o palanque do PSD em Minas. Apenas o pré-candidato ao governo Kalil e o presidente da agremiação, Gilberto Kassab, defendem o alinhamento com o PT no Estado. O restante dos membros da agremiação, incluindo deputados e o senador Alexandre Silveira, já se manifestaram contrários. Como neste caso não têm poder de decisão, serão obrigados a aceitar o resultado do comando nacional.
 
Dinâmica
Qualquer que seja a decisão da direção do PSD em Minas, apenas o deputado Agostinho Patrus, recém-chegado, e Kalil estão alinhados para caminhar com o PT. Nas redes sociais, os deputados federais Diego Andrade, Misael Varella, Stefano Aguiar e Subtenente Gonzaga já declararam apoio à candidatura de Bolsonaro (PL) e de Zema (Novo). O senador Alexandre Silveira, na semana passada, esteve reunido com Zema.
 
Vice de Kalil
Acreditando que o martelo será batido com relação ao apoio do PSD à candidatura do ex-presidente Lula, os petistas estão apresentando os nomes dos deputados Patrus Ananias, Reginaldo Lopes e André Quintão para que um seja indicado a vice-governador na chapa de Kalil. Quem rodou na história foi o presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus, que trocou o PV pelo PSD já com um acerto de que o partido lançaria chapa puro sangue e ele seria o candidato a vice.
 
Prêmio de consolo
Afirmar que a escolha para integrar o Tribunal de Contas do Estado nem sempre obedece ao critério de competência técnica não é nenhuma novidade. Estamos assistindo nos bastidores as articulações para que o presidente da Assembleia, Agostinho Patrus, seja indicado para ocupar vaga no TCE-MG. É uma forma de compensação por estar sendo preterido na escolha do candidato a vice-governador na chapa de Kalil (PSD).
 
Aécio Neves
O ex-governador de Minas, deputado federal Aécio Neves, será homenageado no final da tarde desta segunda-feira (23) em Patis com o título de Cidadão Honorário. Na mesma solenidade serão homenageados o deputado estadual Arlen Santiago e o prefeito do município, Valmir Morais de Sá. Vale lembrar que o chefe do Executivo, que também é presidente do Cimams, é natural de Salinas.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por