Fizemos o compromisso de na coluna de hoje tecer comentário em relação a situação do PDT de Montes Claros que busca a todo custo umnome para ser vice na chapa encabeçada por Délio Pinheiro. Até agora o único nome discutido nos bastidores é o da esposa do ex-deputado Carlos Pimenta, a médica Cláudia Borém. O partido vive a expectativa de fechar apoio do PSDB/Cidadania, o que está praticamente definido. O problema é que na referida federação não existe um nome para ser aproveitado na majoritária. Teria o do vereador Cláudio Rodrigues (Claudim da Prefeitura) mas este não tem como aceitar por fazer parte do grupo do prefeito Humberto Souto que é do Cidadania e apoia Guilherme.
Aécio Interferindo
A costura do apoio da federação PSDB/Cidadania a candidatura majoritária de Délio Pinheiro (PDT) vem sendo feita entre o deputado federal Aécio Neves (PSDB) e o deputado federal Mário Heringer. A decisão na prática tem como principalponto a transferência do tempo de televisão da federação para o candidato Délio.
Fica com Guilherme
Estive conversando com vários pré-candidatos a vereador da federação PSDB/Cidadania, incluindo o vereador Cláudio Rodrigues, para saber a posição em relação a decisão do apoio ao candidato Délio Pinheiro. Todos afirmaram que se essa for a decisão não vão seguir a orientação já que haviam definido pelo apoio a candidatura de Guilherme Guimarães (UB). Com isso, ninguém deve gravar para o programa de rádio e TV. Vale lembrar que na composição da federaçãoo Cidadania terá 10 candidatos homens e cinco mulheres. Já o PSDB são seis homens e três mulheres.
Dez partidos
Em coluna anterior divulgamos que a convenção conjunta organizada pelo União Brasil, em torno da candidatura a prefeito de Guilherme Guimarães, contaria com sete partidos. Isto porque na sexta-feira, somente as agremiações citadas haviam publicado edital. Na segunda-feira três outros partidos publicaram o edital. Até o dia de ontem (16) os partidos relacionados para a convenção eram União Brasil, PP, Solidariedade, Podemos, Agir, PMN, PRTB, Avante, Republicanos e PRD.
Achismo
Um dos maiores problemas enfrentados por uma campanha política é dar ouvido ao chamado achismo. Os personagens que carregam este comportamento é o que mais encontramos nas campanhas. Estes também são conhecidos como palpiteiros. É preciso escutar apenas quem de fato tenha competência, base, formação, conhecimento e vivência prática para falar sobre o assunto.
Especulações
Até o dia 5 de agosto, prazo final para a realização das convenções assistiremos todo o tipo de especulação nas redes sociais, sendo que a maioria é direcionada para atender uma das candidaturas postas. É a chamada fake News institucionalizada.