Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Novela Cemig

Publicado em 04/03/2023 às 02:00.

A diretoria da Cemig, durante audiência na Câmara de Montes Claros, admitiu falha de gestão e dificuldade no atendimento com rapidez aos moradores da zona rural que sofrem com a constante queda de energia. Os fatores são diversos e vão desde a falta de mecanismo para detectar de imediato a localização do problema até a falta de manutenção no sistema. Para encontrar o problema, normalmente é necessário percorrer a rede onde não é realizada a chamada picada, que é a limpeza de toda a área debaixo da fiação. O serviço não acontece sob a alegação de que existe resistência dos órgãos ambientais, a exemplo do Ministério Público. Nos períodos chuvosos a dificuldade é ainda maior. 
 
QUEM É RESPONSÁVEL
Como forma de diminuir custo, a Cemig além de ter transferido o primeiro atendimento ao público para Call Center, já alguns anos deixou de selecionar e contratar trabalhadores para o serviço de manutenção, o que hoje é feito por duas empresas. A princípio somente a Exec respondia por todo o serviço, mas hoje ficou com a parte de manutenção corretiva e preventiva em todo o Norte de Minas. A parte dos serviços emergenciais e comerciais na região foi entregue à empresa Control Construções Ltda, que começou de forma gradativa, no final de novembro de 2022 e a partir de janeiro assumiu cem por cento. 
 
AUMENTO DA CARGA
Mesmo quando não acontece o problema de interrupção de energia na zona rural, por problema na rede, é fato que principalmente o produtor continua tendo prejuízo com a baixa carga que é disponibilizada na rede. A própria Cemig reconhece o problema e ressalta que só será resolvido após a implantação de rede trifásica, o que já faz parte da programação da empresa e é uma exigência do Governo. Como no Brasil as coisas caminham a passos de tartaruga, a Cemig não faz nenhuma previsão de quando isto acontecerá.
 
GIL PEREIRA
Como parlamentar de maior conhecimento e envolvimento com as questões relacionadas à energia no Estado e em especial as renováveis, o deputado Gil Pereira (PSD) foi eleito presidente da Comissão de Minas e Energia, da Assembleia Legislativa, cargo que já ocupou em várias oportunidades. Vale ressaltar que, graças ao empenho do parlamentar, Minas Gerais é hoje líder na produção de energia solar no país, em especial com implantação das usinas fotovoltaicas. O fato de ser amigo e pertencer ao mesmo partido do Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que é mineiro, facilitará a ampliação do seu trabalho.
 
DESTAQUE NEGATIVO
No dia de ontem, Montes Claros foi um dos destaques em telejornal de emissora de rede nacional que mostrou o avanço dos casos de Chikungunya no Brasil. O município foi apontado como o de maior número de casos, tendo inclusive decretado estado de emergência. Triste realidade.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por