Logotipo O Norte
Sábado,19 de Abril
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Novas secretarias

Publicado em 18/12/2024 às 00:00.

Deu entrada na reunião de ontem (17) da Câmara de Montes Claros projeto de autoria do Executivo reformulando (fundindo) secretarias e criando cinco novas. A secretaria de Defesa Social foi desmembrada e passar a se denominar Secretaria de Segurança Integrada, ao passo que foi criada a Secretaria de Defesa Civil. O projeto também cria a Secretaria de Inovação e Projetos Especiais, Aceleração Econômica, Administração e de Comunicação. A boa notícia para nós profissionais da imprensa é de que a área de comunicação volta a ter status de secretaria. 

Mudança na Mesa diretora
Na coluna de ontem recebi informação de um vereador envolvido na formação da chapa de que além do atual presidente Júnior Martins (PP) e Marlus do Independência (PSD), PC Landim ( Avante) e Crisostomo da Minas Brasil (UB) faria parte da chapa. Como temos horário para entregar a coluna não foi possível divulgar o resultado do registro final , cujo horário de tolerância é até as 18 horas. Do meio dia até as 18 horas, três mudanças foram apresentadas, inclusive chegaram a chamar a vereadora eleita Carol Figueiredo (PL) para comparecer ao legislativo e assinar documento. O interessante é que já vencendo o prazo de registro, dois nomes que não estavam no radar foram incluídos, que foi justamente de Rena de Nova Esperança (UB) que ficou com a vice-presidência e o de Ailton do Village (MDB) que ficou com a segunda secretaria.

PC Landim
A coluna acertou na formação da chapa única que a ser eleita no dia 1º de janeiro para dirigir a Câmara de Montes Claros. A mudança ocorreu justamente faltando 15 minutos para o encerramento do prazo de registro. Até então, estava certo de que o candidato a vice seria PC Landim (Avante), quando o União Brasil “colocou o pé no barranco”, exigindo a vaga para Rena de Nova Esperança (UB). Landim após conversa não muito amistosa com os envolvidos resolveu renunciar a qualquer indicação.

Caso Brizolinha
Sem entrar no mérito da questão creio que faz jus comentar sobre a decisão do Ministério Público que após conclusão de inquérito decidiu pelo arquivamento de denúncia de possível improbidade administrativa e assédio sexual por parte de José Wilson Guimarães ( Brizolinha), quando este respondia pela presidência da MCTrans. A conclusão e a decisão veio da Promotora de Justiça, Danielle Cristina Barral de Queiroz. Vale ressaltar que quando das denúncias o assunto foi bastante explorado pela imprensa, que por questão de isenção deve oferecer o mesmo espaço para divulgar a decisão do MPMG.

Eleição
Estou acompanhando de perto a movimentação em torno das eleições nas entidades que representam os prefeitos do Norte de Minas. Por enquanto nenhuma das entidades publicou ata definindo data, horário da eleição.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por