É normal que após o fechamento da janela de transferência eleitoral a imprensa divulgue a movimentação ( troca de partidos) e cita nomes dos pré-candidatos como se tudo estivesse definido. O momento mais importante do processo são as convenções e mesmo assim não é garantia de sustentação de candidaturas. Nem todos que estão anunciando candidaturas terão legenda. Outros antes da convenção, ao perceber o peso da chapa, vão jogar a toalha. De mais a mais, vejo que entre os nomes colocados vários terão largada mas não chegada. Falta estrutura financeira, de apoiadores e até mesmo densidade eleitoral ( grupos).
Foguete molhado
Não vou citar nomes para não causar constrangimento mas na divulgação de pré-candidaturas, após o fechamento da janela de transferência eleitoral, deparamos com duas hipóteses: Ou o partido que está acolhendo a pessoal com promessa de legenda está sem opção, ou o cidadão conta com outro objetivo mesmo sabendo que corre o risco de fazer papel ridículo no processo. É fácil perceber quem são os foguetes molhados.
Eduardo Bolsonaro
Não precisa ter bola de cristal para dizer que a maior oposição da direita é o ex-senador Eduardo Bolsonaro, hoje vivendo nos Estados Unidos. A sua metralhadora giratória não tem poupado nem mesmo aliados. Se posiciona como se fosse o único dono da verdade. Ao invés de escolherr adversário, prioriza os aliados para o ataque. Aliás, se não medir as suas palavras poderá atrapalhar e prejudicar o projeto do próprio irmão, o deputado Flávio Bolsonaro, que é pré-candidato a presidente.
Ajeito Eleitoral
As pessoas que acompanham as movimentações políticas e eleitorais carregam o calendário eleitoral como peça engessada. Um exemplo é a idéia de que o prazo da janela de transferência eleitoral encerrou na última sexta-feira (3) e no sábado para de filiação e fixação de domicílio. Na prática a data serve apenas para os partidos se organizarem. Ainda nesta semana é possível, não só filiar pessoas como trocar de partido. É que o sistema da Justiça eleitoral só processará as informações na segunda quinzena de abril. Com isso os partidos podem entregar a movimentação até o dia 17 deste mês (Lei 9.096). A forma de legalizar a manobra ( ajeito) e colocar data retroativa (3 ou 4 dependendo do caso). Vale lembrar que os dados de filiados não são mais divulgados no portal do TSE.
Chance de eleição
Entre as pré-candidaturas do Norte de Minas que estão sendo colocadas, ainda não é possível afirmar categoricamente o nome dos eleitos. Entretanto, é possível apontar aqueles que chamamos de “foquete molhado” que não vão conseguir fazer barulho no processo. Aliás, somente após os partidos enviarem a relação para o TSE é que teremos condições de aproximar da votação necessária para ser eleito.
