Logotipo O Norte
Sexta-Feira,29 de Novembro
Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Nada a perder

31/08/2018 às 07:00.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:12

A coluna divulgou nesta semana que o deputado estadual Fábio Cherem (PDT) era um dos cotados para a vaga de candidato ao Senado na coligação Minas Tem jeito, cujo candidato ao Governo do Estado é o deputado Adalclever Lopes. O que ainda não foi divulgado pela imprensa é que a escolha obedeceu a dois fatores: o primeiro foi a necessidade de reforçar a campanha no Sul de Minas, já que o parlamentar é de Lavras. O segundo motivo é que Cherem só aceitou a empreitada porque havia decidido não disputar a reeleição.
 
Um candidato
Vale explicar ao leitor que a coligação Minas Tem Jeito lançou apenas um candidato ao Senado, porque na coligação anterior havia registrado apenas o nome do deputado Jaime Martins. O que houve foi a substituição do deputado federal Martins pelo do deputado estadual Fábio Cherem. Aliás, este aceitou a empreitada para tentar ajudar a coligação. Será apenas um figurante de luxo no processo.
 
Candidatos da região
O Comitê Regional de Valorização Eleitoral do Norte de Minas, formado por diversas entidades de classe da região, realiza hoje, às 8h30, na sede da ACI de Montes Claros, coletiva para lançamento da campanha de valorização do voto. Na proposta constam ações e peças de divulgação visando a conscientizar o eleitor para a necessidade de apoiar os candidatos da região. Serão apresentadas, além das ações a serem adotadas, as peças que começam a ser divulgadas na imprensa a partir da próxima semana. Participam a ACI, CDL, Adenor, Codemc, Fiemg Regional Norte, Amams, Avams, Fadenor, Sindicato Rural, Sociedade Rural, Sindicato do Comércio, OAB, Rotary e Maçonaria, Associação da Imprensa mineira e outras entidades.
 
Quase vereador
A coluna foi a primeira a divulgar que o médico João Paulo Bispo deve ocupar uma vaga na Câmara de Montes Claros, no caso de Cláudio Prates assumir uma cadeira na Assembleia de Minas, em substituição ao deputado cassado missionário Márcio Oliveira (PR), o que deve acontecer no início de setembro. O que poucos sabem é que o direito seria do suplente de vereador Fábio Neves, que perdeu a vaga por ter mudado de partido – hoje está filiado ao Pros. Caso a candidatura do jornalista Fredi Mendes não tivesse sido impugnada pela Justiça Eleitoral, seria ele o nome a assumir a vaga, já que pela votação obtida ele seria o segundo colocado. Vale lembrar que em face à impugnação a sua votação não foi computada. A coligação da época foi PTB e PSB.
 
Pesquisa eleitoral
Ainda é cedo para projetar as eleições em Minas , com base na pesquisa do Ibope divulgada na última quarta-feira. Na disputa pelo Governo de Minas, são poucas as chances de surpresa. A novidade é a previsão de crescimento da candidatura de Adalclever Lopes (MDB), que na pior das hipóteses deve assumir a terceira colocação. Em relação à disputa pelas duas vagas no Senado, a próxima pesquisa já mostrará maior equilíbrio na disputa, principalmente entre os candidatos Dinis Pinheiro (SD), Rodrigo Pacheco (DEM) e Carlos Viana (PHS). A liderança da candidata Dilma Rousseff se deve à visibilidade do seu nome, por ter sido presidente da República.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por