Aldeci XavierJornalista, articulista, analista político e empresarial | aldecixavier@gmail.com

Na Majoritária

Publicado em 16/07/2024 às 00:00.

Vários leitores têm dúvidas em relação à disputa majoritária e às convenções. É que a maioria imagina que para coligar na majoritária é necessário que haja uma convenção unificada. Vale esclarecer que a convenção irá definir quais serão os candidatos a vereador. O partido que não tiver candidato próprio a prefeito definirá em ata quem receberá o apoio.A agremiação também tem o direito de optar pela neutralidade.
 
Sete partidos
O presidente estadual do União Brasil, deputado Marcelo Freitas, havia comentado com este jornalista de que o candidato a prefeito, Guilherme Guimarães contará com apoio entre 10 a 13 partidos. Entretanto, para a convenção conjunta marcada para este sábado (20) apenas sete partidos haviam publicado edital (UB, Avante, PRD, Podemos, Solidariedade, Progressista, Republicanos). A novidade é o fato do Cidadania, que está federado com o PSDB, não realizar sua convenção no mesmo dia e espaço. Vale lembrar que o partido tem como principal liderança justamente o próprio prefeito Humberto Souto.
 
MDB no muro
Em Montes Claros poucos conseguem fazer a leitura de como comportar o MDB na disputa majoritária no município. O líder do partido na cidade, deputado Tadeuzinho, comentou com este jornalista que vai ouvir os candidatos a vereador. Entretanto, não é com este pensamento que ele vem conduzindo a questão. Indaguei um membro do partido sobre a data definida para convenção e recebi a resposta que provavelmente na segunda-feira (22), mas que a decisão é de Tadeuzinho. A verdade dos fatos é que a prioridade e os holofotes do líder medebista está voltado para sua reeleição à presidência da Assembleia Legislativa em janeiro. Com isso, entende que precisa está bem com a situação e oposição, o que inclui o PT de Paulo Guedes.
 
Novela Vinicius Versiani
O mundo político de Montes Claros está sem entender a decisão do ex-secretário de Serviços Urbano, Vinicius Versiani (PSD), que depois de pedir a sua exoneração para ficar apto a disputa eleitoral deste ano, teve o seu pedido de retorno publicado mas preferiu ignorar. Um integrante da cúpula do PT informou a coluna de que a decisão foi pelo fato de que o seu nome está cotado para ser o vice na chapa encabeçada por Paulo Guedes (PT) e que este já teria concordado com a ideia caso aconteça. Vale ressaltar que Vinícius sempre teve próximo a Guedes, inclusive o apoiou para deputado quando foi prefeito de Patis. Para tentar esclarecer os fatos, ou especulações, deste a semana passada estamos tentando contato com o ex-secretário mas este não atende. Resultado: “Onde há fumaça há fogo”.
 
PDT
O PDT de Montes Claros marcou para o dia 5 de agosto, a sua convenção. Na próxima edição comentaremos sobre o assunto.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por