Apesar dos constantes apelos de partidos políticos para o aumento da representatividade da mulher nas Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional, o desenho político para as eleições deste ano é que não haverá mudança substancial. Se houver aumento no número de eleitas será inexpressivo. A conclusão é simples: as agremiações partidárias têm dificuldade para encontrar candidatas com potencial e visibilidade política. Para se ter ideia, aqui pelas bandas do Norte de Minas, apenas os nomes da deputada Leninha (PT) e Ariadna Muniz (PRB) aparecem no holofote. O restante das candidaturas femininas corre o risco de apenas fazer piquenique no processo.
Edmárcio Moura
Tenho acompanhado a movimentação de todas as pré-candidaturas do Norte de Minas, tendo a preocupação de buscar informação que oriente o leitor de como anda a situação de cada um dos envolvidos, independentemente de ideologia ou posição política. Nesta semana tive oportunidade de fazer um levantamento em torno do projeto do ex-prefeito de Matias Cardoso e ex-presidente do Cimams Edmárcio Moura Leal, que é pré-candidato a deputado federal pelo Podemos. Chama a atenção o grande número de empresários do agronegócio, proprietários rurais e lideranças de Matias Cardoso, Jaíba, Janaúba e Manga que aderiram ao seu projeto, inclusive com promessa de ajuda estrutural e financeira.
Ricardo Campos
Ainda é cedo para cravar a eleição deste ou daquele candidato. Entretanto, temos percebido o crescimento do projeto político do petista de São João da Ponte, Ricardo Campos. Dos candidatos novatos do PT do Norte de Minas, até agora, é o único que aparece nos holofotes do processo. A explicação é simples: vem tendo como padrinhos o deputado Paulo Guedes (PT) e o deputado estadual Virgílio Guimarães (PT), que resolveu “pendurar a chuteira”. Aliás, o apoio que outros postulantes da agremiação vêm recebendo destas lideranças tem sido até então tímido.
Aécio senador
O deputado federal Aécio Neves (PSDB) tem afirmado publicamente que será mesmo candidato à reeleição. Entretanto, informação colhida junto ao ninho tucano da capital é a de que ele já admite rever o posicionamento, podendo aceitar o desafio de se candidatar a uma vaga no Senado. Entre os motivos está a falta de nome de expressão no cenário e o fato de aparecer na dianteira das pesquisas, mesmo não tendo s declarado candidato.
Anel Leste
A coluna recebeu a informação de que nesta semana começaram a ser realizadas as obras de recuperação do piso do Anel Rodoviário Leste, compreendido entre a área do 55º Batalhão do Exército até a BR-251. A expectativa é a de que a obra do Anel, que ligará o trecho à Estrada da Produção, também tenha início neste segundo semestre.