De hoje até a próxima semana teremos novidades na política de Montes Claros. Posso adiantar que se refere ao pleito eleitoral de 2024. Devido a vários fatores, principalmente o relacionado com a ética, não tenho como divulgar de forma clara o fato e o nome dos personagens.
Zema e a sucessão
Objetivando eleger o seu sucessor, o governador Zema (Novo) transferiu para o vice-governador, Mateus Simões, a responsabilidade de participar dos eventos no Estado, inclusive anúncio de determinadas obras. A engenharia política do Governo trabalha para colocar Simões nos holofotes do processo sucessório, já que é o candidato escolhido por Zema. Enquanto a esquerda no Estado encontra dificuldade para apresentar candidato na disputa majoritária, a direita não consegue unir os partidos em torno de um projeto.
Protagonista
Se as entidades de classe e, principalmente a classe política, não unir os discursos em torno da melhoria do projeto para a licitação da BR-251 teremos um “projeto meia boca”, que não atenderá os objetivos. Na primeira audiência sobre o assunto, que aconteceu em Montes Claros no último dia 3, o que assistimos foram lideranças políticas tentando buscar o protagonismo. Vale lembrar que caberá ao Governo apenas coordenar todo o processo, já que a licitação representa recursos para os cofres públicos e despesas para a população.
Praça de Pedágio
Até agora não consigo entender o fato de constar na proposta de privatização da BR-251 a implantação de uma praça de pedágio em Francisco Sá já que o trecho entre aquele município e Montes Claros os custos estão dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Na prática, o Governo utilizará recursos públicos para execução das obras do trecho e a empresa vencedora da licitação vai cobrar por um serviço que não investirá um centavo.
Colégio Imaculada
A coluna recebeu informação do leitor Dario Avelino de que o Colégio Imaculada Conceição foi vendido para um Grupo que possui Colégios e Faculdades no Estado de Goiás e no Triângulo Mineiro. O imóvel continua com as irmãs. O nome do Colégio continua o mesmo. Os compradores prometem oxigenar a educação e incentivar a prática de esportes, aproveitando a estrutura do colégio. Vale aprofundar no assunto e inclusive uma matéria especial, uma vez que o Colégio carrega parte da história do município.
Congresso
Com antecedência, a OAB de Montes Claros - Comissão de Direito Tributário da OAB/MG e Unimontes estará realizando de 27 a 29 de Agosto o VI Congresso Brasileiro de Direito Tributário e Financeiro. Já está confirmada como palestrante a ministra do STJ Regina Helena e a professora Misabel Derzi (UFMG-ABRADT)